A falta de eficácia pombalense ditou um empate a zero golos frente ao Repesenses, em Viseu, no passado sábado. Os primeiros minutos do desafio ficaram marcados por um grande equilíbrio, com as equipas a estudarem-se mutuamente e a tentar explorar o erro adversário.
A uma maior posse de bola da equipa da casa contrapunha o Pombal com grande acerto defensivo e transições rápidas.
O Repesenses não conseguia chegar à baliza de Duarte e só de bola parada Gabi criou algum perigo. Na jogada seguinte, foi Tiago Ferreira a falhar o remate frontal num lançamento longo de Luís Carlos.
A melhor oportunidade de golo pertenceu ao Pombal já próximo do intervalo, quando Tiago Ferreira ganhou a linha de fundo e cruzou para a área, onde Rafa, já em esforço, cabeceou ao poste da baliza de André. No lance seguinte pediu-se penalti sobre Tiago Ferreira na área caseira, mas o árbitro manda seguir.
Os pupilos de Márcio Rocha voltaram para segunda parte decididos a dar outro rumo ao marcador e, logo aos 47’, primeiro por Xikinho e depois por Marcos podiam ter aberto o marcador, mas a bola teimava em não entrar. O Repesenses limitava-se nesta fase a defender e Rafa teve nos pés o golo, mas, em excelente posição para marcar, rematou sobre a barra.
Intensificou-se a pressão do Pombal e o jogo assumiu contornos de sentido único, com a equipa da casa reduzida ao seu meio-campo, defendia como tudo o nulo no marcador. Aos 65’, nova grande penalidade reclamada pelos leões do Arunca por derrube de Rafa dentro da área, o árbitro, bem colocado, nada assinalou.
Até final, o Pombal dispôs de uma mão cheia de oportunidades mas os avançados verde/brancos mostraram-se sempre perdulários.
A arbitragem cometeu demasiados equívocos e complicou um jogo que parecia fácil de dirigir, com claro prejuízo para a equipa visitante.
CF REPESENSES 0
André, Hugo Jesus (Dani, 81’), Zé Maria (Diogo, 59’), Gabi, Rafita, Tomás Reis, Domingues, Samu, Miguel, Simão (Adérito, 81’), Rafael (c). Não jogaram: Luca, Vasco, Tiago e Rodrigo.
Treinador: António Trindade.
SC POMBAL 0
Duarte, Alex, Paulo Rafael, Cardoso, Luís Carlos, Xikinho, Marcos (c) (Nuno Paulo, 67’), Rodrigo Mendes (Gil, int.), Figo, Tiago Ferreira (Chico, 78’), Rafa. Não jogaram: Luís Rodrigues, Leo e Gomes.
Treinador: Márcio Rocha.
Estádio Montenegro Machado, Repeses
Árbitro: José Almeida (Aveiro). Auxiliares: Pedro Silva e Daniel Machado.
Espectadores: 100.
Disciplina: Amarelo a Alex (58’) e Tomás Reis (65’).
Texto: Carlos Pinheiro – Diário de Leiria
Foto: António Mesquita