O SC Pombal permitiu o empate do Eirense (1-1) no último dos quatro minutos de desconto, depois de ter estado mais de um hora em vantagem.

A jogar perante o seu público, e com legitimas aspirações de passagem à fase seguinte, foi o Eirense quem começou o jogo a pressionar, contudo as suas incursões esbarravam inevitavelmente numa bem organizada defesa pombalense. Na primeira vez que chegou à baliza, Duarte segurou de forma tranquila o remate de Cadinho.

Paulatinamente, o Pombal foi sacudindo a pressão e começou a chegar com perigo à baliza de JP. Num canto batido à maneira curta, Rodrigo Mendes cruzou para a área e Leo, nas alturas, abriu o marcador num golo de belo efeito.

Empolgados pelo golo, os comandados de Márcio Rocha partiram para cima do adversário criando muitas dificuldades à defesa caseira, primeiro numa cavalgada de Luís Carlos, só travada em falta à entrada da área, e depois Tiago Ferreira, com bom trabalho individual, rematou ao ângulo para grande intervenção de JP.

Quase a fechar a primeira parte, o Eirense podia ter chegado ao empate, numa típica jogada de contra-ataque, em que Edu, muito veloz, percorreu todo o meio-campo adversário, mas à saída de Duarte rematou ao lado.

A segunda metade começou com um lance de grande perigo para o Pombal, com Rodrigo Mendes a enviar a bola à barra quando JP já estava batido. Na jogada seguinte, foi Chico que, em boa posição para marcar, não foi lesto o suficiente e permitiu o corte ‘in extremis’ de Carlos Lopes.

O treinador da casa arriscou tudo, passou para a frente o ‘possante’ Wilson e pediu à sua equipa um futebol mais directo, na procura de chegar ao empate. O Pombal tentava suster o ímpeto atacante saindo em contra-ataque e Figo podia ter ampliando a vantagem, mas o remate saiu muito ao lado.

O Eirense acabou por chegar ao empate no último lance do jogo, um livre bombeado para a área em que Edu, com felicidade no ressalto, fez o 1-1 final.

Trabalho de bom nível do árbitro Rafael Formoso.|

UC Eirense 1
JP, Leo Branco, Wilson, André, Carlos Lopes, Veríssimo, Carpinteiro (Parreiral, int.), Cadinho (Leo Teixeira, 71’), Cris (c), Edu, J. Pais. Não jogaram: Tiago Silva, Diogo, Hugo Cardoso, Tiago Cardoso.
Treinador: Paulo Freixo.

SC Pombal 1
Duarte, Alex, Leo (c), Vieira, Xikinho, Luís Carlos, Gomes, Rodrigo Mendes, Figo (Nuno Paulo,89’), Tiago Ferreira (Gil, 78’), Chico (Rafa, 62’). Não jogaram: Luís Rodrigues, Paulo Rafael, Mesquita, Eddy.
Treinador: Márcio Rocha.

Campo do Vale Fojo, em Eiras
Árbitro: Rafael Formoso (Viseu). Assistentes: Hugo Marques e Rodrigo Macedo.
Espectadores: 120. Ao intervalo: 0-1.
Golos: 0-1 Leo (30’), 1-1 Edu (90+4′).
Disciplina: Amarelo a Vieira (17’), Chico (21’), Wilson (24’), Alex (32’), J. Pais (36’), Gomes (65’), Veríssimo (74’), Figo (75’) e Leo (85’)

Texto: Carlos Pinheiro – Diário de Leiria
Foto: António Mesquita