Previa-se uma partida equilibrada entre duas das melhores equipas da Divisão de Honra distrital, mas uma entrada fulgurante do GRAP, praticamente sentenciou a partida, com o conjunto dos Pousos a vencer o Beneditense por 4-1 e a garantir a passagem aos quartos-de-final da Taça do Distrito.

Um pontapé de canto, batido de forma perfeita por Vieirinha e desviado ao primeiro poste por Gabi Ferreira, permitiu ao GRAP inaugurar o marcador, logo aos quatro minutos. Uma jogada de insistência sobre a direita permitiu que Fábio Pedro servisse Rica que, de cabeça, fez o 2-0. Estavam decorridos 15 minutos e a eliminatória parecia desde logo definida.

O primeiro remate do Beneditense surgiu apenas perto do minuto 20, mas saiu sobre a barra. Na resposta, o GRAP quase aumentou, mas o remate de Cristiano Matos saiu à malha lateral.

O conjunto da casa dispôs de mais duas boas ocasiões, defendidas por Diogo Soares. Primeiro foi Cristiano Matos que rematou, quando estava completamente isolado, e depois foi Rica que, à entrada da área, atirou rasteiro e colocado, mas o guardião visitante esteve à altura.

Ao cair do pano da primeira parte Rafael Ramalho atirou forte, fazendo a bola passar muito perto do poste, após jogada de insistência do lado direito.

Assim como no primeiro tempo, o GRAP entrou melhor e ao abrir a segunda parte podia ter aumentado, mas Élio Alexandre e André Justino cortaram para canto uma jogada de insistência de Camará, quando Cristiano Matos se preparava para marcar. Na sequência do canto, Luís Lagoa atirou de cabeça para defesa apertada de Diogo Soares.

Pouco depois, uma excelente combinação entre Cristiano Matos e Rica, sobre a direita, permitiu que este servisse Camará para o 3-0.

O Beneditense ainda reduziu através de um livre que David Lopes bateu para a área, em que a bola foi ao poste, sem que ninguém lhe tocasse e, na recarga, Rafael Ramalho reduziu para 3-1.

Pouco depois, os forasteiros quase reduziam novamente por Niko, mas Micka cortou para canto quando o avançado do Beneditense se preparava para marcar. Do canto surgiu mais uma boa ocasião desperdiçada de cabeça por Élio Alexandre.

Perto do final, Ricardo Silva fez o 4-1 com um remate cruzado e colocado ao segundo poste após bom passe de Cristiano Matos.

Boa arbitragem do trio chefiado por Ricardo Carreira, numa partida vencida de forma justa pela equipa que mais procurou ser feliz.|

GRAP 4
André Tavares; Luís Lagoa (c), Micka, Gabi Ferreira, Migas; Rica, Bruno Cepeda, Fábio Pedro (Ricardo Silva, 82’), Cristiano Matos (Miguel Pereira, 88’), Vieirinha (Pedro Li, 75’), Camará. Não jogaram: João Mocheco, João Lomba, Nuno Magro, João Paz.
Treinador: Carlos Ribeiro.

Beneditense 1
Diogo Soares; André Justino, Pedro Patrício, Élio Alexandre, Guilherme Lopes (Lucas Guedes, 60’); Rui Batuto (c), David Lopes, Rafael Ramalho; Diogo Lopes, Diogo Pereira (Pedro Pimenta, 28’), Lucas Grilo (Niko, 38’). Não jogaram: Mauro, Afonso Santos, Miguel Peralta, Miguel Guerra.
Treinador: Leandro Santos.

Campo da Charneca, Pousos
Árbitro: Ricardo Carreira. Assistentes: Pedro Alves e Henrique Ramos.
Espectadores: 250. Ao intervalo: 2-0.
Golos: 1-0 Gabi Ferreira (4’), 2-0 Rica (15’), 3-0 Camará (57’), 3-1 Rafael Ramalho (65’), 4-1 Ricardo Silva (87’).
Disciplina: Amarelo a Guilherme Lopes (59’), Gabi Ferreira (63’), Rui Batuto (64’), Bruno Cepeda (64’ e 90+1’), Camará (69’), André Justino (70’). Vermelho por acumulação a Bruno Cepeda (90+1’).

Texto e foto: Tiago Santos – Diário de Leiria