No passado domingo, Atouguiense e Guiense defrontaram-se em mais uma eliminatória da Taça do Distrito e pese a diferença pontual no campeonato, poucos acreditavam num resultado tão desnivelado como o que aconteceu (1-6).
A partida começou a bom ritmo com ambas as equipas apostadas em atacar, porém ficou desde o início patente um maior pragmatismo do Guiense que tentava sempre explorar a velocidade de João Vasco.
Ainda não tinha havido lances de perigo quando surgiu o primeiro golo, com João Vasco a aproveitar a primeira ‘oferta’ da defensiva da casa: Romeu dominou a bola dentro da sua área, demorou a decidir o que fazer com o esférico e perdeu-a para o seu opositor que atirou para o fundo das redes de Camacho.
O Atouguiense não baixou os braços e reagiu em busca do empate que conseguiu passado pouco tempo, por Ricardo, com um fantástico remate de fora da área.
Este golo galvanizou a equipa da casa que podia ter passado para a frente do marcador, quando Nuno Doirado não aproveitou um brinde de Sérgio e, sem ninguém na baliza, atirou ao lado.
O jogo estava numa fase de parada e resposta, mas quando nada o fazia prever, a defensiva da casa voltou a comprometer. Desta feita foi Vasco que completamente sozinho permitiu que João Vasco lhe roubasse o esférico e atirasse para o 1-2.
Este golo fez com que o Atouguiense caísse de produção e acabou mesmo por sofrer mais dois golos, por João Vasco (‘hat-trick’) e João Diogo.
Na segunda parte, o ritmo baixou, e o Atouguiense tentou ter mais posse de bola, o que veio a conseguir, mas o Guiense, cada vez que chegava ao último terço do terreno, causava perigo e acabou mesmo por fazer mais dois golos em dois lances onde a defensiva da casa voltou a comprometer, com abordagens aos lances completamente descabidas.
Vitória justa do Guiense, num jogo mal dirigido por Pedro Narciso principalmente no aspecto disciplinar onde revelou uma enorme dualidade de critérios. Exemplo disso mesmo foi o vermelho directo mostrado a Pestinha.|
GD Atouguiense 1
Francisco Camacho, Romeu, Edilson (Micael Ferreira, 66′), Jonathan, Ruben, Vasco (Paulo Franco, 45′), Raul (c), Ricardo, Nuno Doirado, Gonzaga (João Neto, 64′) e Pestinha. Não jogaram: Rodolfo, Adriano e João Bruno.
Treinador: Paulo Neves.
GD Guiense 6
Sérgio, João Carlos, Rafael, João Vasco, André Silva, André Jesus (Alexandre, 77′), Varalonga, Emanuel (Bruno, 30′), João Diogo (c), Fábio e Dárcio (Loic, 77′). Não jogaram: Armando e Pedro.
Treinador: José Godinho.
Campo do GD Atouguiense, na Atouguia da Baleia
Árbitro: Pedro Narciso.
Ao intervalo: 2-1.
Golos: 0-1 João Vasco (5′), 1-1 Ricardo (12′), 1-2 João Vasco (21′), 1-3 João Vasco (32′), 1-4 João Diogo (39′), 1-5 André Jesus (60′), 1-6 Bruno (72′).
Disciplina: Amarelo a Jonathan (14′), Nuno Doirado (16′), Ricardo (18′), Ruben (25′) e Varalonga (75′). Vermelho directo a Pestinha (92′).
Texto: Carolina Neves – Diário de Leiria
Foto: Cid Ramos