A EAS Marinha Grande não conseguiu contrariar o favoritismo da Académica, acabando por perder por 1-2, num jogo repleto de oportunidades de golo, e em que os leões até estiveram em vantagem.
O jogo começou entretido, com ambas as equipas a mostrarem disposição de visaram a baliza contrária. Ainda assim, foi a Briosa a primeira a criar perigo num lance em que aproveitou a passividade defensiva leonina, com Salvador a atirar ao poste. Na resposta, António Oliveira aproveitou o adiantamento de Henrique para tentar o chapéu, mas a bola saiu a centímetros do poste.
Numa partida de parada e resposta, foi novamente a Briosa a ficar perto do golo após bom lance de entendimento, mas Portugal, em boa posição, atirou pouco ao lado.
Do outro lado, os vidreiros também podiam ter aberto o activo num lance de contra-ataque em que António Oliveira ficou isolado, mas, em vez de tentar marcar, tentou dar o golo a um colega de equipa, com o lance a perder-se.
Pouco depois a Briosa tentou a meia distância para tentar surpreender, com Matos e Leo a rematarem muito perto do alvo.
Na segunda parte, a Académica acentuou a pressão, voltando a ameaçar na sequência de um canto em que a bola sobrou para Diogo que rematou forte ao poste. Na resposta, foi Henrique quem impediu o golo a Rodrigo Nogueira com uma grande defesa, fazendo o mesmo na recarga de António Oliveira. Depois da ameaça, o golo chegou mesmo na sequência de um canto em que Rodrigo Nogueira foi quem mais teve discernimento para atirar para o fundo das redes.
Foi também de canto que a Académica empatou com Leo a cabecear para Ventura confirmar em cima da linha de golo.
Com o jogo em aberto nos últimos minutos acabou por ser mais feliz a Académica num lance de insistência em que Preces cruzou para a boca da baliza onde apareceu Matos a encostar de cabeça para o 1-2 para gáudio dos adeptos que viajaram de Coimbra.
Arbitragem positiva de Hugo Silva, ficando apenas algumas dúvidas num lance na área da Académica.|
EAS Marinha Grande 1
Afonso, Diogo Lercas (c) (Gonçalo Costa, int.), Ruben Costa, Pedro Carreira, Alex Gonçalves (Tiago Soares, int.), Alex Ribeiro, Diogo Codinha (Tomás Videira, 64′), João Paixão (Tomás Ribeiro, 64′), António Oliveira, Rodrigo Nogueira, Paulo Santos (Pedro Gil, int.). Não jogaram: Camarate, Martim Grácio.
Treinador: Joaquim Trindade.
Académica 2
Henrique, Ventura (Afonso Costa, 65′), Branco, Diogo, Dentinho, Telmo (c), Portugal, Júlio, Leo, Salvador (Preces, 54′), Matos. Não jogaram: Tomás, Afonso Fernandes, CB, Caldeira, Dinis.
Treinador: Nuno Padilha.
Campo do Tojal, Picassinos
Árbitro: Hugo Silva (Santarém). Assistentes: Duarte Escudeiro e Rui Cabeleira.
Espectadores: 80. Ao intervalo: 0-0.
Golos: 1-0 Rodrigo Nogueira (48′), 1-1 Ventura (53′), 1-2 Matos (63′).
Disciplina: Amarelo a António Oliveira (55′), Branco (69′), Rodrigo Nogueira (69′). Expulsão do treinador Joaquim Trindade (58′).
Texto e foto: José Roque – Diário de Leiria