Na manhã de sábado, a EAS Marinha Grande conseguiu um triunfo justo (2-0) que apenas peca por escasso.
Desde o apito inicial que a EAS Marinha tentou mandar no jogo, mas pertenceu ao Cartaxo a primeira ocasião de golo, na sequência de um livre lateral, em que Rafael Sobral, no interior da área, tinha tudo para fazer o golo, no entanto o remate saiu fraco e à figura.
Depois deste lance, a equipa visitante desapareceu, muito por culpa da qualidade de jogo do conjunto da Marinha Grande. Rodrigo Nogueira deu o mote, ao cobrar um livre directo para grande defesa de Alexandre e, pouco depois, atirou de cabeça a milímetros do ferro.
O golo inaugural chegou com naturalidade, numa jogada fantástica em que Ferrari ganhou uma série de ressaltos e atirou ao poste. Na recarga, Diogo Codinha fez o 1-0.
A equipa da casa continuou a carregar e, em pouco tempo, desperdiçou mais duas oportunidades, uma por Rodrigo Nogueira que atirou a rasar a trave e por Ferrari ao disparar de longe para defesa a dois tempo de Alexandre.
De seguida, uma brilhante combinação entre Rodrigo Nogueira e António Oliveira permitiu que Diogo Codinha bisasse na partida após uma excelente recepção orientada.
Antes do intervalo o Cartaxo podia ter reduzido, mas nem João Marecos nem Miguel Sousa conseguiram desfeitear Ricardo Camarate.
Se na primeira parte a equipa visitante ainda esboçou alguma reacção, a segunda foi inteiramente dominada pela Escola Academia do Sporting da Marinha Grande. Em apenas dois minutos, um remate de ressaca de Tomás Videira e uma jogada individual de António Oliveira quase resultaram em golo, mas ambos fizeram a bola passar muito perto.
Pouco depois, Tomás Videira, Alexandre Ribeiro, Tiago Soares e Rodrigo Nogueira construíram uma brilhante jogada colectiva, mas Pedro Gil atirou a rasar a trave.
Antes do final, Diogo Codinha, Rodrigo Nogueira e Tiago Soares podiam ter aumentado a contagem, mas o guardião forasteiro defendeu os três remates e evitou a goleada.
O trio de arbitragem, de Coimbra, teve uma actuação imaculada.|
EAS Marinha Grande 2
Camarate; Diogo Lercas (c) (Tomás Videira, 36’), Rúben Costa, Pedro Carreira, Alex Gonçalves (Tomás Ribeiro, 36’); Alex Ribeiro, Paulo Santos (Tiago Soares, 51’), Rodrigo Nogueira; Diogo Codinha, António Oliveira (Gonçalo Costa, 51’), Ferrari (Pedro Gil, 36’). Não jogaram: Afonso Lopes, Martim Grácio.
Treinador: Joaquim Trindade.
SL Cartaxo 0
Alexandre (Varela, 36’); Bernardo Fonseca, José Dias, João Gaspar, João Marecos; Filipe Nogueira, Miguel Sousa (c), Bernardo Durão (Bernardo Nascimento, 51’); Vasco Redinha (João Lage, 36’), Bernardo Tavares (Afonso Jarego, 63’), Rafael Sobral.
Treinador: João Maximiano.
Campo do Tojal, Picassinos
Árbitro: Bruno Pombo (Coimbra). Assistentes: Eduardo Alves e Vinícius Pires.
Espectadores: 80. Ao intervalo: 2-0.
Golos: 1-0 Diogo Codinha (11’), 2-0 Diogo Codinha (26’).
Disciplina: Amarelo a José Dias (46’).
Texto: Tiago Santos – Diário de Leiria