Na tarde de domingo, o Peniche venceu o Atouguiense por 2-1 num jogo que ficou manchado pela expulsão Paulo Franco e que permitiu à equipa da casa dar a volta ao resultado do dérbi concelhio.

O jogo começou a bom ritmo, com o Peniche a criar uma grande ocasião de perigo com Amar a surgir no coração da área, mas a rematar muito por cima.

Respondeu de imediato o Atouguiense com Jonathan a obrigar André Mata a uma grande defesa, negando o golo aos visitantes. Com o passar do tempo, o Peniche tinha um maior controlo do jogo, tendo pela frente um Atouguiense bastante bem organizado e sempre que possível tentava explorar o balanceamento ofensivo da equipa da casa.

À passagem da meia hora de jogo, Valdir conseguiu libertar-se da marcação e rematou, fazendo ao bola embater na trave.

Pouco depois, surgiu o primeiro golo da partida, quando Raul ganhou de cabeça aos centrais e João André, perante André Mata, rematou para o fundo das redes da equipa da casa.

Este golo fez com que o Peniche começasse a ficar um pouco impaciente e as bolas perdidas pela linha de fundo sucediam-se com o intervalo a chegar sem que houvesse mais motivos de interesse.

Na segunda parte a toada manteve-se. O Peniche tinha um maior controlo do jogo, mas não conseguia criar jogadas de perigo iminente pois os seus jogadores da frente usavam e abusavam do transporte de bola, acabando as suas jogadas quase sempre nos pés da defensiva contrária.

A cerca de 20 minutos do fim, e sem que nada o fizesse prever, Paulo Franco viu o segundo amarelo quando se preparava para bater um pontapé de baliza. Esta decisão suscitou bastantes protestos por parte do Atouguiense e a verdade é que ela se revelou determinante, pois a jogar com um jogador a mais, o Peniche dominou completamente a partida e chegaria ao empate por Motinha que apareceu rapidíssimo ao segundo poste a finalizar.

Dez minutos volvidos, Tiago Ferreira fez o golo da vitória de cabeça após um canto.

Até ao final destaque para a única vez que o Atouguiense se conseguiu acercar da baliza de André após a expulsão do seu jogador e que quase dava o empate com Raul a rematar muito por alto já dentro da área.

O árbitro André Mendes esteve longe do seu melhor, mostrando excesso de zelo na expulsão de Paulo Franco.|

GD Peniche 2
André Mata, David Santos (Paulinho, 57’), Marco Ramos, Ruben Oliveira (Motinha, 55’), Ricardo Cardoso, Luís Pinto (c), Gustavo Martins, Amar, Fred, Valdir e Tiago Ferreira (Telmo, 85’). Não jogaram: César, João Gaspar, Paulo Bernardino e Marinho.
Treinador: Vítor Martins.

GD Atouguiense 1
Camacho, Marco, Edilson, Paulo Franco, Rui, Jonathan, Ruben (Ricardo, 62’), Vasco, Bruno Costa (c) (Nuno Doirado, 58’), Raul e João André (Bruno Oliveira, 58’). Não jogaram: Paulo Dourado, Micael, Marco e Gonzaga.
Treinador: Paulo Neves.

Texto: Carolina Neves – Diário de Leiria