Numa tarde de domingo com muito calor, o Portomosense recebeu e venceu o Atouguiense por 5-0 num jogo em que a sua eficácia garantiu-lhes a manutenção. Num relvado em muito mau estado, ambas as equipas tentaram jogar o seu futebol habitual, mas foi sempre a equipa da casa que conseguiu uma melhor circulação de bola e, por conseguinte, mais lances para finalizar.
O jogo iniciou praticamente com o golo de Afonso, aproveitando uma desatenção da linha defensiva visitante para atirar para o 1-0. O Atouguiense reagiu bem e Flávio dispôs de uma soberana oportunidade, mas atirou ligeiramente por cima da barra. Na resposta, Nico, assistido por Afonso, aumentou para 2-0.
O ritmo do jogo caiu ligeiramente e o Atouguiense tentava acercar-se da baliza de Diogo, mas os seus companheiros da defesa conseguiam resolver com maior ou menor dificuldade os problemas a que eram submetidos.
Pouco antes do intervalo Elton fez o 3-0 num livre directo em que fica a sensação que Camacho podia ter feito mais.
Na segunda parte, o Atouguiense entrou melhor, conseguindo encostar a equipa da casa à sua área e criou algumas situações de perigo, mas Diogo esteve em bom nível evitando o golo a Bruno Costa e Pedro Marques. Como no futebol quem não marca sofre, o Portomosense dilatou a vantagem para 4-0, após uma grande penalidade muito discutível cometida por Vasco. Chamado à conversão, Afonso não perdoou.
Até ao final destaque para uma perdida incrível de Raul que, isolado em frente a Diogo, permitiu a defesa do guarda-redes da ADP, e para o quinto golo da equipa da casa em nova grande penalidade, desta vez indiscutível, cometida por Edilson, e convertida por Tomé Vindima.
Vitória justa do Portomosense perante um Atouguiense que se apresentou com poucas opções no banco. Bom trabalho do árbitro Nelson Pereira e seus pares.|
AD Portomosense 5
Diogo, Luis Neto, Carlos Cruz, Tiago Cerejo, Tomé Vindima, Elton Cruz, Seidi, Cristiano (Vinhas, 64′), Benny (Wilson, 78′), Nico, Afonso Feteiro (c) (Ventura, 84′). Não jogaram: Bruno Estrelinha e Lourenço Fernandes.
Treinador: Hugo Almeida.
GD Atouguiense 0
Camacho, Romeu, Jonathan, Edilson, Bruno Costa (c) (Bruno Oliveira, 63′), Ruben Filipe, Vasco Glória, Raul Lino, Ricardo Pedreira, Pedro Marques e Flávio. Não jogaram: Paulo Dourado.
Treinador: Paulo Neves.
Estádio Municipal de Porto de Mós
Árbitro: Nelson Pereira.
Espectadores: 120. Ao intervalo: 1-1.
Golos: 1-0 Afonso (10′), 2-0 Nico (14′), 3-0 Elton Cruz (38′), 4-0 Afonso (55′, g.p.), 5-0 Tomé Vindima (90′, g.p.).
Disciplina: Amarelo a Camacho (10′), Vasco (18′) e Cristiano (32′).
Texto: Carolina Neves – Diário de Leiria
Foto: Rodolfo Deyllot