O SCL Marrazes está de regresso aos campeonatos nacionais. O feito foi conseguido na passada manhã de domingo quando a equipa de iniciados goleou a EAS Marinha Grande por 1-5 e aproveitou o deslize dos então líderes GRAP para saltar para o segundo lugar da tabela. Em circunstâncias normais, esse segundo lugar não daria a subida de escalão, mas tendo em conta que o campeão distrital foi a equipa B da UD Leiria – que está impossibilitada de subir pelo facto da equipa A já estar nos campeonatos nacionais -, acabou por ser o Marrazes o feliz contemplado com a subida.

Numa última jornada onde tudo se decidia em relação ao título distrital e à subida, a turma de Marrazes mostrou o porquê de ter sido uma das melhores equipas do campeonato ao longo da época, tendo goleado os ‘leões’ da Marinha Grande, ao mesmo tempo que os ouvidos estavam atentos ao que acontecia no embate entre o Peniche e o GRAP, que acabou por ditar um nulo.

O jogo começou equilibrado e intenso, mas foi o Marrazes o primeiro a criar perigo, dispondo de duas situações para marcar. E à terceira, o golo chegou mesmo quando Tiago Ferreira fugiu pela direita e serviu de bandeja Diogo Marques que só teve de encostar para o tento inaugural. O mais difícil estava feito, mas até ao intervalo, ambas as equipas batalharam muito no meio-campo, com o perigo a ficar longe de ambas as balizas.

Aliás, no primeiro tempo, a EAS Marinha Grande foi praticamente inofensiva, e só mesmo em lances de bola parada conseguiu chegar à área contrária, perante um Marrazes muito pressionante e acutilante.
Marrazes demolidor na segunda parte
Logo no início da segunda parte, o Marrazes aumentou a vantagem num lance de contra-ataque em que Tiago Ferreira voltou a ganhar na velocidade, ultrapassando até o guarda-redes contrária, fican­do depois a bola à mercê de Diogo Marques que, mais uma vez, só teve que encostar para o 0-2.

Nas bancadas já se esfregavam as mãos com a vitória iminente, mas a EAS Marinha Grande ainda esboçou uma reacção, com Gabriel, na sequência de um livre, a colocar a bola na área, acabando por enganar o guarda-redes Abraul e a reduzir a desvantagem.

Pensava-se que o Marrazes poderia tremer, mas, no minuto seguinte, Diogo Marques assinou uma jogada magistral ao dominar a bola na área, rodar para a baliza e atirar para o 3-1, completando o ‘hat-trick’.

A partir daqui o jogo mais ficou ‘partido’, e o Marrazes a­pro­veitou para fazer mais um golo com Diogo Marques a rematar para boa defesa de João Maria, mas, na recarga, Simão não perdoou e fez o 1-4.

Com a vitória no bolso, a melhor notícia surgiu das bancadas quando se soube do empate do GRAP e, para culminar o momento de euforia, o Marrazes ainda marcou mais uma vez, já no período de descontos, quando Leo foi até à linha cruzar para a área onde apareceu Simão a bisar na partida.

Com o apito final, jogadores e equipa técnica marrazense fizeram a festa no relvado, perante os aplausos dos adeptos, depois de um jogo com uma arbitragem globalmente positiva de Paulo Encarnação, apesar de ter cometido alguns erros.|

EAS Marinha Grande ‘B’ 1
Tiago Frias (João Maria, 51′), Muchacho, Francisco Santos, António (Pataco, 60′), Leandro (Bernas, 51′), Gabriel, Franscisco Alvim (c), André Moreira, Matos (Lopes, 51′), Luís Martins (Rocha, 60′), Ferrari. Não jogaram: Diogo.
Treinador: Rui Dias.

SCL Marrazes 5
Abraul, Leo, António Silva, Leandro (André Augusto, 70′), Guilherme, Joel Nunes (Machado, 60′), Vasco Lopes (c), Monteiro, Tiago Ferreira (70′), Simão, Diogo Marques (Pedro Ribeiro, 70′). Não jogaram: João Bento, Romeu, Francisco Ferreira.
Treinador: Bruno Veloso.

Campo do Tojal, Picassinos
Árbitro: Paulo Encarnação. Assistentes: Gonçalo Nunes e Daniel Alexandre.
Espectadores: 100. Ao intervalo: 0-1.
Golos: 0-1 Diogo Marques (16′), 0-2 Diogo Marques (41′), 1-2 Gabriel (48′), 1-3 Diogo Marques (49′), 1-4 Simão (66′), 1-5 Simão (70+2′).
Disciplina: Nada a registar.

Texto: José Roque – Diário de Leiria
Foto: EAS MG