Entre esta sexta-feira e domingo, a Nazaré volta a ser a capital do futebol de praia, com a realização das finais do Campeonato Nacional da modalidade. Estarão em ação um total de 16 equipas e 192 jogadores, numa competição que privilegia o espetáculo e serve de montra para as seleções nacionais.

O Sporting CP, campeão em título, e o reforçado SC Braga, que conta com vários campeões mundiais nas suas fileiras (portugueses e brasileiros), estão entre os favoritos a levantar o troféu na Divisão Elite. Mas o Grupo Amigos da Paz e o CD Nacional prometem baralhar as contas a leões e minhotos.

Na Divisão Nacional, o equilíbrio é a nota dominante, com vários emblemas empenhados em subir ao principal escalão de futebol de praia.

O Estádio do Viveiro, onde decorrem as duas finais nacionais, tem capacidade para 1600 espetadores e deverá ter lotação esgotada esta sexta-feira, quando a equipa da casa, o Sótão subir ao areal, para defrontar o Varzim.

Semifinalistas conhecidos

A Casa do Benfica de Caldas da Rainha foi a primeira equipa a garantir uma vaga nas meias-finais da Divisão Nacional, depois de vencer a AD Buarcos 2017 por 5-4, no primeiro jogo do dia.

Seguiu-se o Leixões, com um triunfo por 6-1 sobre o GD Alfarim, e o Chaves também se apurou, ao bater o Barreiro por 5-2. No último encontro da Divisão Nacional disputado esta sexta-feira, o Varzim superou a equipa da casa, o Sótão, com uma vitória por 4-3.

Benfica de Loures e Vitória entram a ganhar 

Na Divisão Elite, o Benfica de Loures deu um passo rumo à manutenção, ao vencer o Vila Franca Rosário por 4-2. O mesmo aconteceu com o Vitória FC,  que eliminou o Belenenses mesmo ao cair do pano (6-5).

Triunfos de SC Braga e Sporting 

Com os olhos no pódio da Divisão Elite, a formação do SC Braga entrou dominadora na partida e conseguiu garantir um triunfo expressivo frente ao CD Nacional, por 5-0. Bê Martins, Catarino, Jordan (duas vezes) e Llorenç apontaram os golos do triunfo minhoto.

O detentor do título, o Sporting CP, também goleou na primeira jornada. O conjunto leonino venceu o Amigos da Paz por 7-2, graças à pontaria de Duarte Vivo (‘hat-trick’), Noel Ott , Nelito e António (dois golos).

Selecionador Nacional na bancada

O Selecionador Nacional de futebol de praia, Mário Narciso, vai assistir aos 19 encontros da etapa decisiva das divisões Elite e Nacional de futebol de praia. O técnico nacional está em missão de observação, antes de partir com a Equipa das Quinas para a Superfinal da Liga Europeia, onde Portugal irá lutar pelo título de Campeão da Europa, que venceu em 2015.

A competição vai decorrer em Terracina, Itália, entre 14 e 17 de setembro.

Confira os resultados e o calendário da primeira jornada:

 Quartos de final da Divisão Nacional
AD Buarcos 2017 4 – 5  Benfica Caldas da Rainha
11h45 – Leixões SC 6–1 GD Alfarim
13h45 – Barreiro Stora Zagora FC 2–5 GD Chaves
19h35 – ACD ‘O Sótão’ 3–4 Varzim SC

Divisão de Elite – Apuramento de Campeão
17h15 – CD Nacional 0-5 SC Braga
18h25 – GR Amigos Paz 2-7 Sporting CP

Divisão Elite – Manutenção/Descida
14h55 – Casa Benfica Loures 4-2 Vila Franca do Rosário
16h05 – Vitória FC 6-5  Os Belenenses

Fonte: FPF