O resultado de 0-6 acaba por ser pesado para o GC Alcobaça, mas de algum modo espelha o aproveitamento das oportunidades do Loures que apresentou uma eficácia perfeita na finalização.
O jogo começou com as duas equipas a quererem discutir o resultado, mas foi o Loures quem abriu o activo após numa jogada conduzida pelo lado direito em que a bola foi cruzada para a área onde a defesa ginasista foi passiva e, mais lesto, João Costa bateu Miguel Santos, guarda-redes que passados poucos minutos negou novo golo que finalizava uma boa triangulação.
O Ginásio sentia dificuldade em sair do seu meio-campo enquanto o Loures foi espalhando perigo na área contrária, como aconteceu com novo golo de João Costa.
A melhor troca de bola e a maior intensidade sobressaiam nos jogadores forasteiros que chegaram ao intervalo a vencer por 0-4, depois de mais dois golos de Marco Dias. O Ginásio só em cima do intervalo conseguiu uma boa oportunidade por Madruga a que se opôs muito bem o guardião David Nunes.
Na segunda parte, com uma ‘gorda’ vantagem, o Loures trocava a bola, enquanto os locais aqui e ali tentavam a sorte sendo um dos mais ‘revoltados’ o capitão Duarte Martins que tentou surpreender o guardião visitante.
O jogo caiu de emoção, mas quando o Loures impunha mais velocidade na troca de bola a defesa azul cometia erros, sofrendo o 0-5, na sequência de um canto em que João Costa aproveitou a passividade contrária. Ao cair do pano o mesmo jogador fixou o resultado em 0-6, com um ‘poker’.
Trabalho positivo da equipa de arbitragem.|
GC Alcobaça 0
Miguel Santos, Nuno Carreira (Nuno Zarro, 77’), Marco Brites, Francisco Carlinhos, Guilherme Sousa, Gonçalo Reis, Duarte Martins (c), Samuel Lopes (Tiago Nangi, 62’), Miguel Madruga, Tomás Santos e João Pimentel. Não jogaram: Leonardo, Rui Cordeiro, Mário Pereira e Francisco Matias.
Treinador: Paulo Brites.
GS Loures 6
David Nunes, Rafael Marques, Edilson (Rafael Coutinho, 40’), Alexandre Santos, Fábio Santos (Ricardo Alcobia, 70’); João Costa, João Carmo (c), Marco Dias, Miguel Tristani, Miguel Simão (Diogo Oliveira, 77’) e Diogo Bonita. Não jogaram: Ruben Mota, Domingos Senha, Tiago Santos e Diogo Rodrigues.
Treinador: Rui Guladino.
Estádio Muncipal de Alcobaça
Árbitro: Beatriz Campos (Coimbra). Assistentes: Telmo Carvalho e Hugo Ventura.
Intervalo: 0-4.
Golos: 0-1 João Costa (6’), 0-2 João Costa (14’), 0-3 Marco Dias (20’), 0-4 Marco Dias (40’), 0-5 João Costa (65’), 0-6 João Costa (87’).
Disciplina: Edilson (35’) e Rafael Marques (77’).
Texto e foto: Fernando José – Diário de Leiria