A Académica de Coimbra recebeu e empatou na tarde de sábado, sem golos, contra a UD Leiria, adversário directo na luta por um lugar na fase final, em jogo a contar para a 19.ª jornada.

Numa tarde algo ‘cinzenta’ e com alguma chuva, os visitantes entraram melhor na partida e, nos primeiro 10 minutos, pareceram mais organizados, com maior posse de bola no seu meio-campo ofensivo, com os estudantes a errarem alguns passes.

Contudo, aos 24’, a Académica foi a primeira a criar perigo: Zé Maria isolou Nuno André, que cruzou para a área, onde apareceu Dani a rematar ao segundo poste, para uma boa intervenção do guardião da turma da cidade do Lis.

Aos 28’, a Académica voltou a ameaçar ao colocar uma bola na área visitante, com Simão França, que acabou substituído ainda antes do intervalo devido a lesão, a receber e rematar ao lado da baliza. Mais tarde, Dani apareceu a cabecear na pequena área, mas por cima da baliza de Leonardo.

No início da segunda metade, a UD Leiria quase inaugurou o marcador, contudo, Renato Alexandre viu João Alves travar as suas intenções.

Depois, na melhor oportunidade da UD Leiria, Egor Golenkov (que entrou ao intervalo), apareceu isolado e rematou por entre as pernas do guardião estudantil, que ainda conseguiu desviar o esférico, com esta a passar muito perto do poste.

A Académica respondeu e, aos 69’, Nuno André, numa boa jogada individual, ultrapassou um par de adversários e, ao entrar na área, rematou rasteiro, com Leonardo Ferreira a rubricar uma intervenção decisiva.

Os academistas mostravam-se superiores nesta fase do encontro, com mais oportunidades para atingirem a vitória que os aproximariam do ‘top 4’ da classificação. Nuno André, aos 78’, tentou surpreender de bola parada, mas o guarda-redes contrário voltou a mostrar-se atento e defendeu para canto.

Já perto do final do encontro, após cruzamento na direita de Saramago, a bola saiu ‘enrolada’ perto do primeiro poste, com Leonardo Ferreira a largar o esférico, mas Dani, que pareceu surpreendido, não conseguiu emendar da melhor forma.

Já nos descontos, os leirienses dispuseram de um livre frontal à entrada da área, cobrado por Pedro Ruivo, que atirou ao lado da baliza.|

Académica 0
João Alves, João Pedro, Rui Rua, Zé Maria, Tiago Veiga, Paulo Matos, Vasco Martins (Liev, 82’), Henrique (Saramago, 54’), Dani, Simão França (Leandro, 42’), Nuno André. Não jogaram: Diogo Sá, João Falcão, João Vivas, Pedro Teixeira.
Treinador: Miguel Carvalho.

UD Leiria 0
Leonardo Ferreira, Henrique S. (Egor Golenkov, int.), Diogo Vieira, André Amores, Francisco Pacheco, Tiago Claro, Alexandre Oliveira, Pedro Luís, Pedro Ruivo, Renato Alexandre, Daniel Gregório. Não jogaram: Ovsyannikov, Rodrigo Dias, Tomás Dionísio, Arilson Camati, Igor, Luís Reis.
Treinador: Tiago Vicente.

Campo Francisco Soares, em Bolão
Árbitro: José Rodrigues (Porto).
Assistentes: André Costa e Emanuel Moreira
Espectadores: 180.
Disciplina: Amarelo a Vasco Martins (44’), Egor Golenkov (79’) e Pedro Luís (85’).

Texto: Fábio Mendes – Diário de Leiria
Foto: Figueiredo