Em jogo de Taça, GD Santo Amaro e AC Marinhense B proporcionaram aos muitos espectadores presentes um jogo de muita luta, intenso, mas nem sempre bem jogado. Ainda assim, o equilíbrio foi a nota dominante e o jogo só se decidiu na marcação de grandes penalidades, com o Marinhense B a ser mais competente, seguindo para as meias-finais da Taça Distrital.
Este jogo tinha a curiosidade de voltar a colocar frente a frente duas equipas que lutaram até à última jornada pela passagem à fase final da 1.ª divisão. Talvez assim se perceba a enorme expectativa que o jogo gerou e se compreenda algumas fases de maior crispação entre jogadores e, por vezes, mesmo com o público.
E tudo isto se percebeu desde o primeiro minuto. Jogo de enorme intensidade, com as duas equipas a apostarem num futebol directo e com a bola a estar sempre perto das duas balizas. Ainda assim, as oportunidades iam escasseando e só aos 30′ surgiu o primeiro golo com Pedro Nascimento a converter um pontapé de penálti.
Pouco depois, nova oportunidade para o atacante do Marinhense B, mas desta vez Nascimento rematou por cima.
Em desvantagem, o GD Santo Amaro reagiu e aos 42′, João Rui teve um lance de inspiração e, na marcação de um livre lateral, fez um grande golo e voltou a empatar a partida.
A etapa complementar começou na mesma toada: enorme intensidade e com as duas equipas a disputarem cada lance como se fosse o último. E assim, já depois de alguns lances de relativo perigo nas duas áreas, aos 66′, numa jogada de insistência após um livre, João foi o mais esclarecido dentro da área e fez o 1-2, colocando de novo o Marinhense B em vantagem.
A perder, a equipa da casa não esmoreceu e já depois de Pedro Coelho ter desperdiçado um lance de golo, aos 75′, e no seguimento de um canto, João Oliveira é infeliz e acaba por introduzir a bola na sua baliza, fazendo o 2-2.
A partir daqui, e com o jogo a caminhar para o seu final, as equipas procuram não arriscar em demasia, pelo que o jogo teve que se decidir no recurso à marcação de grandes penalidade. Aí, o Marinhense B acabou por ser mais competente, vencendo por 4-5 e garantindo assim um lugar nas meias-finais da Taça distrital.
Arbitragem com alguns erros de Joni Correia.|

GD Santo Amaro 2*
Tomás, Leonardo, Gonçalo, Leandro, João Rui, Simão, Rafael Kimmel (Diogo Silva, 59′), Daniel Remígio, Pedro Duarte, Roberto (Alex, 85′), Pedro Coelho. Não jogaram: Roberto, Rodrigo, Diogo Cova, João.
Treinador: Kimmel.

AC Marinhense ‘B’ 2*
Germano, Brazão, António (c), Pedro Nascimento, Chico (Diogo, 85′), Maxi (Pancadas, 68′), João Oliveira, Diogo Antunes (Nico, int.), Ricky (Morgado, 85′), Pepe (Bruno, 68′), João. Não jogaram: Ricardo Matos, Filipe Bento.
Treinador: Héber Barros.

Campo Estrelas do Lis, Ortigosa
Árbitro: Joni Correia. Assistentes: Gonçalo Nunes e Rodrigo Rosa.
Espectadores: 200. Ao intervalo: 1-1.
Golos: 0-1 Pedro Nascimento (30′), 1-1 João Rui (42′), 1-2 João (66′), 2-2 ag João Oliveira (75′).
Disciplina: Amarelo a António (58′), João Rui (64′), André (65′), Chico (76′), João Oliveira 78′), Simão (90′), Bruno (90′).
* Pontapés de penálti: 4-5.

Texto: Pedro Almeida – Diário de Leiria
Foto: Rik Marlen