O GRAP, vindo da sua melhor série no campeonato, com cinco vitórias consecutivas, enfrentou um adversário que não conhece o sabor do triunfo há seis jogos, e continuou a sua senda vitoriosa ao vencer de forma clara e inequívoca, por 5-0.
Com um futebol de qualidade e processos simples, jogando de pé para pé a dois/três toques, o GRAP sofreu um primeiro calafrio quando, na sequência de um livre lateral, Marco, completamente solto de marcação dentro da área, rematou torto e ao lado, quando poderia e deveria ter feito muito melhor.
A resposta não se fez esperar e da forma mais eficaz através de uma excelente jogada colectiva com Vieirinha a cruzar para Vasco saltar mais alto que todos e abrir o marcador de cabeça.
Na sequência do tento sofrido, Yuri exagerou nos protestos e Diogo Amado deu ordem de expulsão directa ao defesa da Pelariga, por palavras impróprias. Uma atitude irrefletida, que prejudicou ainda mais a sua equipa, num desafio que já não se adivinhava fácil.
Pouco depois, os anfitriões aumentaram a vantagem, num bom entendimento colectivo, com Miguel Pereira a proporcionar boa defesa a Leonel, mas, na recarga, Vieirinha atirou para o 2-0.
O conjunto visitado jogava bem, dominava em todos os momentos do jogo e, com mais uma jogada de envolvimento, João Vítor, com belo cruzamento, encontrou Miguel Pereira no coração da área para fazer o terceiro da sua equipa.
Antes do descanso, ainda um lance de ‘frisson’ em que Vasco, sobre a meia esquerda, ultrapassou Leonel, mas, já de ângulo apertado, atirou a rasar o poste, terminando uma primeira parte de sentido único.
O GRAP recomeçou a segunda etapa a marcar, em mais um belo lance dos homens da casa, com Vasco a assistir Miguel Pereira para o 4-0, que assim aproveitou para bisar no encontro.
Com uma vantagem sólida, o treinador da casa aproveitou para rodar alguns jogadores, mantendo sempre a baliza com objectivo, embora de uma forma mais pausada.
E foi à passagem do minuto 60 que Pê, depois do bis na jornada anterior, voltou a fazer o ‘gosto à cabeça’, aproveitando um grande cruzamento de trivela de Lagoa.
Só por uma vez a Pelariga se acercou com relativo perigo da baliza de Mocheco, mas o recém-entrado Flávio rematou muito mal.Do lado contrário, as boas combinações continuavam a fazer mossa no seu oponente e Vasco, mais uma vez isolado perante Leonel, pecou na finalização.
Vitória justa da melhor equipa em campo, diante um conjunto que ficou muito fragilizado após a expulsão de Yuri, perante uma arbitragem tranquila de Diogo Amado.|

Texto e foto: Fábio Osório – Diário de Leiria

GRAP 5
Mocheco, Lagoa, Migas, Lomba (c), João Vítor (Mika, 60′), Bruno Cepeda, Miguel Pereira, Rica (Rudy, 60′), Pê, Vieirinha (Fábio Martins, int.) e Vasco. Não jogaram: Makê, Fábio Pedro, Boris e Cedric.
Treinador: Carlos Ribeiro.

GD Pelariga 0
Leonel, Zé Pedro, Yuri, Digo, Joel, Sami, Ivo, Kamisas (Coimbra, 18′), Marco (André Costa, 65′), Palmeiro (Flávio, 79′) e Júnior. Não jogaram: Pedro Lopes, Frade, Paulo Loureiro e Ezequiel.
Treinador: Ricardo Silva.

Campo da Charneca, Pousos
Árbitro: Diogo Amado.
Espectadores: 230. Ao intervalo: 3-0.
Golos: 1-0 Vasco (14′), 2-0 Vieirinha (18′), 3-0 Miguel Pereira (32′), 4-0 Miguel Pereira (49′), 5-0 Pê (63′).
Disciplina: Amarelo a João Vítor (36′), Vieirinha (40′), Zé Pedro (90′), Ivo (90′). Vermelho directo a Yuri (14′).