Lado a lado no 3.ª lugar do campeonato, tanto a EAS Marinha Grande como o SCL Marrazes ambicionavam a vitória nesta partida e, simultaneamente, deixarem para trás o seu opositor. No entanto, fruto do empate (1-1), mantiveram-se na mesma posição e com o mesmo número de pontos.
A formação do Marrazes entrou melhor no jogo e dominou a fase inicial, período em que praticou um futebol atractivo e desenvolveu as melhores jogadas de ataque. Após esta fase, os ‘leões’ equilibraram a partida, dividiram mais a posse de bola e beneficiaram ainda de uma oportunidade soberana quando Júnior sofreu uma grande penalidade que João Paulo acabaria por defender.
Curiosamente, o castigo máximo falhado estimulou a equipa liderada por Joaquim Trindade que acelerou o jogo e passou a denotar uma maior capacidade para encontrar espaços no último terço do terreno. De seguida, com a expulsão de Danny por ‘palavras’ dirigidas ao árbitro, os marrazenses perderam profundidade, muito por culpa do encolhimento dos laterais, e demoravam agora mais tempo a pensar o jogo.
No regresso das cabines, a EAS continuou mais forte e chegou ao golo numa jogada individual de Pedro Rodrigues. Vindo da esquerda, libertou-se da marcação e, na zona frontal à baliza de João Paulo, desferiu um remate forte com o pé direito, fora da área e do alcance do guarda-redes, obtendo um golo de belo efeito.


Mas a chave do desafio ocorreu com a expulsão de Vitorino. Em igualdade numérica, a jogar em casa e com 20 minutos pela frente, o SCL Marrazes voltou a acreditar que podia chegar ao golo. Bruno Ramusga fez saltar do banco Sima para o lugar do esgotado André Matias e ‘partiu’ o jogo, enquanto a sua equipa ganhava uma referência na área.
Com um punhado de defesas extraordinárias, Paulo Cerva garantia a vantagem da EAS que tentava aguentar a pressão contrária. Por seu lado, o Marrazes procurava meter bolas em profundidade nas costas da defesa da EAS e, desta forma, já no período de compensação, acabou por chegar ao empate por Diogo José que, sozinho na frente de Paulo Cerva, desviou de cabeça e fez a igualdade.
Trabalho difícil do árbitro Nélson Pereira. Houve um lance na área do Marrazes que deixou dúvidas, mas o pecado maior foi a expulsão de Vitorino que lembra a de Rui Costa contra a Alemanha no apuramento para o mundial de 98, e não se compreende. Arbitragem acabou por não agradar a nenhuma das equipas.|

SCL Marrazes 1
João Paulo, Francisco Batista, Diogo José, João António, Kiko, Danny, André Matias (Sima, 73′), Duque (Guta, 56′), Murta (Massas, 56′) e Hugo Pereira. Não jogaram: Nuno, Diogo Joaquim, Zé Pedro e Guga.
Treinador: Bruno Ramusga.

EAS Marinha Grande 1
Paulo Cerva, José Luís (Gui Serrão, 45′), Gonçalo Vicente (c), Paulo Silva, Marcelo Gil (Marcos Cabral, 69′), Ivo Silvério, João Coutinho, Rafael Teixeira (Rafael Flor, 86′), Vitorino, Junior (Diogo Costa, 86′) e Pedro Rodrigues.
Treinador: Joaquim Trindade.

Campo Aldeia do Desporto, em Marrazes
Árbitro: Nelson Pereira. Assistentes: Bruno Lourenço e Marco Marques.
Espectadores: 160. Ao intervalo: 0-0.
Golos: 0-1 Pedro Rodrigues (61′), 1-1 Diogo José (90+3′).
Disciplina: Amarelo a Marcelo Gil (14′), Vitorino (22′ e 69’), Diogo José (24′), Duque (33′), Gonçalo Vicente (41′), Gui Serrão (41′), João Coutinho (53′). Vermelho directo a Danny (33′).

Texto: Paulo Daniel – Diário de Leiria
Foto: Carla Major