O Caldas SC foi até Sintra vencer por 0-1 o 1.º Dezembro, dando um importante passo rumo à manutenção. Num jogo quase sempre equilibrado, mas com poucas oportunidades de golo, a formação de José Vala foi mais objectiva, acabando por ser premiada pela sua organização defensiva.
O jogo começou muito equilibrado e sem oportunidades claras de golo. Ainda assim, o Caldas foi a equipa mais perigosa, primeiro com um remate à figura de Luís Farinha e depois por intermédio de Marcelo que fez o esférico rasar o poste.
Só à meia hora de jogo é que o 1.º Dezembro criou perigo num lance de insistência em que Martim Águas rematou rente ao poste.
Já perto do intervalo, o Caldas marcou o único golo da partida… e que golo. O guardião Luís Paulo pontapeou para a frente de ataque onde surgir João Tarzan isolado a fazer o 0-1 após um chapéu de cabeça a Tiago Mota. Foi o 16.º golo do avançado no campeonato.
Na segunda parte, o 1.º Dezembro tentou aumentar o ritmo de jogo, criando perigo num cabeceamento de Osório que saiu ao lado.
Apesar do maior domínio, os sintrenses demoravam a criar reais situações de perigo, e só em lances de bola parada e remates de longe é que conseguiam incomodar Luís Paulo.
Foi já em cima do minuto 90 que o Caldas desperdiçou soberana oportunidade para fazer o 0-2 quando Cascão foi até à linha de fundo assistir de bandeja Marcelo, mas o médio acertou mal na bola e o lance perdeu-se. |

SU 1.º Dezembro 0
Luís Paulo, Juvenal, Thomas Militão, Rui Almeida, Cascão, Paulo Inácio, Marcelo (Rúben Araújo, 90′), Felipe Ryan, Luís Farinha (Nuno Januário, 84′), João Tarzan, Pedro Emanuel (Rony, 90+5′). Não jogaram: Natalino, Bé, Alexandre Cruz, Vítor Tarzan.
Treinador: José Vala.

Caldas Sc 1
Tiago Mota, Yang, Benjumea, Tiago Correia (Janu Silva, 83′), Saná, Hugo Pina, Alexandre Sousa, Osório (João Louro, 64′), Martim Águas, Manuel Liz, Bastidas (Elias, 73′). Não jogaram: Sandro Gomes, João Lima, Baltazar, Arroyo.
Treinador: Marco Paulo.

Campo Conde de Sucena, São Pedro de Sintra
Árbitro: Paulo Barradas (AF Setúbal). Assistentes: Joaquim Gato e Rui Nunes.
Ao intervalo: 0-1.
Golos: 0-1 João Tarzan (44′).
Disciplina: Amarelo a Cascão (45+1′).

Texto: Miguel Santos – Diário de Leiria
Foto: Joel Ribeiro