O Ginásio de Alcobaça arrancou a ferros a vitória diante do CC Ansião no passado domingo num jogo em que a turma da casa foi a equipa mais perigosa, mas encontrou pela frente uma equipa bem organizada defensivamente. Para o Ginásio valeu o golo ‘fora de horas’ de João Silva para devolver a esperança à formação de Alcobaça na conquista pelo título distrital.
Desde o primeiro minuto que a partida foi de grande entrega por parte dos dois conjunto tendo o equilíbrio sido a nota dominante na primeira parte. As poucas oportunidades de golo foram repartidas, apesar do ligeiro domínio do conjunto da casa, através de maior posse de bola.
Já na etapa complementar os ‘azuis’ surgiram em campo mais ofensivos e com maior velocidade nos seus processos. Assim, não foi de estranhar que o Ginásio criasse várias situações de perigo, mas o guardião Pedro Santos foi adiando os intentos dos homens da casa com um punhado de boas defesas.
A situação do Ansião ainda ficou mais complicada quando Pedro Cotas viu o segundo amarelo (71′), deixando os visitantes em inferioridade numérica. A partir daqui, o Ginásio intensificou a pressão, mas sem resultados práticos.
Com a partida a caminhar para o final adivinhava-se a divisão de pontos, mas o jovem João Silva, com um remate colocado, acabou por assinar a vitória do Ginásio em período de compensação, materializando o maior ascendente da equipa de Filipe Faria na segunda parte, num jogo em que o CC Ansião terminou com apenas nove jogadores em campo. |

GC Alcobaça 1
Rúben Lopes, Serginho, Luís Gonçalves, Tiago Cerejo, David Marques, Bruno Quitério (Pedro Domingues, 55′), Leandro Gaspar (João Figueiredo, 88′), João Silva, Daniel Oliveira (Dady, 75′), Miguel Pinheiro, Ricky. Não jogaram: Ângelo Martins, Dinis Quitério, André Leitão, André Taveira.
Treinador: Filipe Faria.

CC Ansião 0
Pedro Santos, Ricardo Jorge, Vítor Rodrigues, Pedro Cotas, Pedro Leão, Mory Koné, Sá Pinto, Sulce, Gonçalo Pimenta (Sandro Carvalho, 23′), Luís Estudante (Chicão, 90′), Edimilson Cá. Não jogaram: Joel Martins, Hugo Domingues.
Treinador: Mário Gomes.

Estádio Municipal de Alcobaça
Árbitro: André Mendes. Assistentes: Nuno Lourenço e Paulo Silva.
Ao intervalo: 0-0.
Golos: 1-0 João Silva (90+2′).
Disciplina: Amarelo a Pedro Cotas (40′ e 71′), Ângelo Martins (44′), Vítor Rodrigues (58′), Sandro Carvalho (77′ e 90+2′), Leandro Gaspar (80′), Pedro Domingues (90+3′).

Texto: Renato Mateus – Diário de Leiria
Foto: Fernando José