Os jogos de futebol, futsal e futebol de praia de âmbito distrital poderão passar a ser transmitidos em formato ‘online’ a partir da próxima época. O projecto tem a chancela da Associação de Futebol de Leiria (AFL) através de uma parceria estabelecia com a empresa ESAG, possuidora da plataforma de transmissão de jogos My Cujoo TV.
“É um projecto que pode ser vantajoso para os clubes já que, através da plataforma ‘online’, poderão conseguir publicidade. O objectivo é andarmos para a frente na questão das transmissões de jogos, dando a possibilidade de qualquer adepto espalhado pelo mundo poder assistir aos jogos do seu clube”, adiantou o presidente da AFL, Manuel Nunes.
O projecto vai ser explicado aos clubes numa reunião a ter lugar na próxima sexta-feira, pelas 21h00, no auditório da AFL. “É de extrema importância a presença nesta reunião de, pelo menos, um elemento da direcção, de preferência o seu presidente visto que será apresentada, ao abrigo desta parceria, uma proposta que os clubes só poderão aderir se marcarem presença. Os clubes que não se fizerem representar por elementos da direcção, poderão não ser abrangidos por esta parceria”, pode ler-se no comunicado da AFL.
Segundo explicou o presidente da AFL, os clubes terão que fazer “um investimento inicial na aquisição do equipamento necessário para as transmissão”, ressalvando Manuel Nunes que os primeiros 25 clubes a aderirem ao projecto, “não terão que fazer qualquer investimento”, já que o equipamento “será gratuito” no âmbito da parceria estabelecida com a empresa ESAG.
Apesar de tudo, os clubes não serão ressarcidos pelos direitos de imagem, mas terão a possibilidade de garantir apoios e publicidade através da plataforma ‘online’. “A ideia é actualizarmo-nos em relação ao que já é feito e tentar dar importância ao futebol e futsal distrital”, vincou Manuel Nunes.
O presidente da AFL explicou ainda que, numa fase inicial, “poderá não haver uma adesão massiva”, mas que “com o tempo”, acredita que isso possa acontecer. “O objectivo é tentar que os clubes tenham condições de se organizar e de se rentabilizar”, concluiu. |

Texto e foto: José Roque – Diário de Leiria