A UD Leiria SAD foi alvo de um processo disciplinar movido pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em causa está o jogo entre o AC Marinhense e a UD Leiria (1-1), a 15 de Abril, em que os responsáveis vidreiros acusaram os leirienses de terem feito constar na ficha de jogo dois atletas juniores que não estariam habilitados a jogar no escalão acima, devido a inconformidades no respectivo exame médico.
A queixa do AC Marinhense foi analisada pelo Conselho de Disciplina da FPF, proferindo agora um despacho datado de 13 de Junho, em que dá conta da abertura de um processo disciplinar à UD Leiria SAD, revelando ainda haver indícios de “desconformidades”.
“As averiguações efectuadas nos autos que detectaram desconformidade entre o exame médico desportivo original referente a jogador e aquele que foi submetido na plataforma informática ‘Score’, demonstram a existência de indícios da prática, pela UD Leiria SAD, de factos susceptíveis de integrarem ilícito disciplinar previsto e sancionado pela regulamentação desportiva vigen­te”, pode ler-se no despacho a que o Diário de Leiria teve acesso.
Nesse sentido, o Conselho de Disciplina transformou o que era até agora um processo de averiguações em processo disciplinar, admitindo haver a necessidade de se fazer uma investigação mais profunda, em que seguramente serão ouvidos os responsáveis da UD Leiria.
“Apesar de se evidenciar a necessidade de efectuar mais profundas indagações e de se proceder, em sede de acusação, ao sintetizar e objectivar da factualidade indiciada, (…) ordeno a convolação destes autos de averiguações em processo disciplinar (…) contra a União Desportiva de Leiria SAD”, pode ler-se no despacho.

Marinhense acalenta esperanças na manutenção
Esta tomada de posição do Conselho de Disciplina da FPF pode abrir a porta a uma eventual não despromoção do AC Marinhense para os campeonatos distritais, já que, caso seja decidido atribuir a pena de derrota à UD Leiria SAD no jogo frente ao AC Marinhense, sendo atribuídos os três pontos à formação vidreira, o clube garantiria a manutenção, não derivando daí quaisquer consequências desportivas para a UD Leiria, já que a retirada de um ponto não teria implicações naquela que foi a classificação final da série C do Campeonato de Portugal. |

Texto: José Roque – Diário de Leiria