No regresso do Caldas a uma competição na qual foi muito feliz na época passada, a formação de José Vala teve que superar uma ‘maratona’ para ser feliz na decisão por pontapés de penalidade, depois de 120 minutos de (pouco) futebol e de raras oportunidades de golo.
Com ambas as equipas a quererem jogar no erro do adversário, a primeira parte teve pouquíssimas oportunidades de golo. A equipa da casa foi a que teve a bola mais tempo em sua posse, mas o Caldas respondia com uma equipa muito organizada, não dando espaços ao adversário.
O melhor que se viu no primeiro tempo surgiu já perto do intervalo quando Stehb cruzou para a área onde Ragner, ao segundo poste, rematou ligeiramente por cima. Pouco depois foi Pedro Garcia que, por pou­co, não conseguiu fazer a e­menda após cruzamento de Ragner. Assim, terminavam os primeiros 45 minutos, com as equipas a não assumirem grandes riscos, preferindo manter–se bem posicionadas defensivamente.
Na segunda parte, o figurino do jogo manteve-se inalterável. Ainda assim, do lado do Caldas, Luís Farinha tentou a sua sorte com um remate forte, mas Nélson defendeu bem. Já em cima do minuto 90, David Silva rematou do meio da rua, com a bola a passar rente ao poste.
Como já seria de adivinhar, o jogo arrastou-se para o prolongamento. Nesse período, o Caldas ficou perto do golo quando David Silva obrigou Nélson a defesa para canto, após cruzamento de Flávio Passos.
Pouco depois, o Caldas podia ter desfeito o nulo quando Ricardo Isabelinha foi carregado dentro da área. Contudo, na marca dos 11 metros, Luís Farinha permitiu a defesa de Nélson.
Perto do intervalo do tempo extra, o Vilafranquense ficou a jogar com apenas dez homens por expulsão directa de Janú após carga desnecessária sobre Luís Paulo.
Até ao apito final, o Caldas foi a equipa que mais ficou perto de marcar, mas o nulo arrastou-se até à decisão por pontapés de penálti onde o Caldas foi mais forte e eficaz, acabando por vencer por 2-4.|

UD Vilafranquense 0*
Nélson Pinhão, Daniel Almeida, João Freitas, China, Marco Grilo, Diogo Izata, Janú, Luís Pinto, Stehb, Pedro Garcia (Paulo Antunes, 120′), Ragner (Wilson, 68′).
Não jogaram: Rodrigo Moura, Hamadou Anta, Gerson, Frederico Duarte, Labbaq.
Treinador: Vasco Matos.

Caldas SC 0*
Luís Paulo, Rui Almeida (Vítor Rodrigues, 120′), Thomas Militão, Pedro Gaio, Juvenal (Flávio Passos, 94′), Paulo Inácio, Nuno Januário (David Silva, 65′), Marcelo (Rúben Araújo, 108′), André Simões, Luís Farinha, Ricardo Isabelinha.
Não jogaram: Rui Oliveira, Tomás Meneses, João Passuco, Bernardo Rodrigues.
Treinador: José Vala.

Campo do Cevadeiro, em Vila Franca de Xira
Árbitro: João Bernardo (AF Setúbal).
Assistentes: Luís Pinhal e David Carreira.
Ao intervalo: 0-0.
Disciplina: Amarelo a Diogo Izata (21′), Paulo Inácio (42′), Daniel Almeida (62′), Marcelo (67′), Luís Farinha (75′), China (79′), Juvenal (81′), Rui Almeida (82′). Vermelho directo a Janú (105+1′).
* 2-4 nos pontapés de penáltis

Texto: Renato Santos – Diário de Leiria
Foto: Joel Ribeiro – Gazeta das Caldas