Num jogo que se decidiu nos detalhes, a equipa caldense resolveu o jogo já bem perto do fim e alcançou uma vitória sofrida (0-2), mas muito importante na persecução do seu objectivo.
O jogo começou equilibrado, com ligeira supremacia do Peniche, mas apenas através de alguns remates de longa distância conseguia importunar o guardião dos visitantes. À passagem do minuto 20, surgiu o primeiro lance de perigo junto da baliza dos da casa, com o guarda-redes Francisco Martins a responder com uma boa defesa, depois de uma boa jogada colectiva do Caldas, finalizada por Gonçalo Duarte.
Até ao intervalo, os visitantes estiveram ascendente e criaram alguns lances de perigo, no seguimento de bolas paradas. Os extremos David Gesteiro e Daniel Fernandes impuseram muita velocidade nesta fase do encontro e alguns problemas à defensiva da casa, que foi respondendo à altura e não permitiu grandes ocasiões de golo.
Na segunda parte, o GD Peniche conseguiu mais aproximações à área contrária e colocou em sentido a muito segura defesa do Caldas, que nunca deixou de tentar o golo através de transições rápidas para o ataque e de bolas paradas muito bem executadas.
À passagem do minuto 55, Sebastião Thiran, através de um livre directo muito perigoso à entrada da área, proporcionou uma boa defesa ao caldense Diogo Castanheira.
Aos 65 minutos, após uma boa jogada individual de Pedro Gonçalves com um cruzamento atrasado, o Peniche esteve perto do golo, com o desvio à boca da baliza a não surgir por muito pouco.
De seguida, e quando o Caldas fazia um ‘forcing’ final pela vitória, os forasteiros chegaram mesmo ao golo através de um livre lateral estudado. Daniel Fernandes efectuou o cruzamento para a área, com Guilherme Lopes a responder da melhor forma, com um remate de primeira, sem qualquer hipótese para o Martins.
O GD Peniche ficou sem tempo de resposta e já no período de compensação, David Gesteiro aproveitou uma desatenção da defesa contrária para fechar o marcador em 0-2.
Jogo pautado pelo equilíbrio, em que o empate talvez fosse o resultado mais ajustado, mas a experiência dos forasteiros foi decisiva, perante uma equipa do Peniche ainda a adaptar-se à realidade dos campeonatos nacionais.
Boa arbitragem, sem erros de maior.|

GD Peniche 0
Francisco Martins, Sérgio Correia, Mauro Ferreira, Bernardo Ferreira, Guilherme Inácio, André Chagas, Diogo Vieira, João Antunes (c), João Ramiro, Sebastião Thiran (Bernardo Gomes, 64’), Miguel Vagos (Pedro Gonçalves, 49’).
Não jogaram: Rafael, Fábio, Martim, João Pereira e Genilson.
Treinador: João Aguiar.

Caldas SC 2
Diogo Castanheira, Yann Cherel, David Gonçalves, Guilherme Lopes, Tiago Guimarães, Rodrigo Pereira, Afonso Pinto (João Batista, 35’), Gonçalo Duarte (António Teotónio, 47’), David Gesteiro (c), Daniel Fernandes e Rodrigo Silvestre (Bernardo Barros, 59’).
Não jogaram: Micael, Lourenço, Thiago e Rafael Dias.
Treinador: Luís Lopes.

Estádio do GD Peniche
Árbitro: José Almeida (Lisboa). Assistentes: Flávio Ramos e Rúben Hilário.
Espectadores: 150. Ao intervalo: 0-0.
Golos: 0-1 Guilherme Lopes (70′), 0-2 David Gesteiro (70+1′).
Disciplina: Nada a registar.

Texto: Nuno Copa – Diário de Leiria
Foto: CSC