O Caldas despediu-se da Taça de Portugal com uma derrota caseira por 1-2, num jogo em que o Gafanha mostrou eficácia máxima perante uns caldenses que pagaram caro os erros cometidos.
Os aveirenses entraram no jogo a todo o gás, chegando cedo ao logo com Diogo Tavares a aproveitar uma perda de bola do adversário para disferir um remate sem defesa possível para Luís Paulo.
O Caldas não se deixou abater e tentou responder de imediato, criando vários lances de perigo junto da área contrária, mas sem ser feliz na concretização. Do outro lado, e contra a corrente do jogo, o Gafanha mostrava eficácia máxima ao chegar ao segundo golo quando Bruno Fernandes desarmou Pedro Gaio e assistiu Diogo Tavares que bisou com um toque de calcanhar.
A perder por 0-2, os caldenses não baixaram os braços e procuraram o golo que por mais do que uma vez podia ter surgido. Num desses lances, foi Evandro quem tirou o golo a Flávio Passos em cima da linha de baliza.
Até ao intervalo, o Caldas continuou a insistir na procura do golo, mas não conseguiria criar mais situações claras de golo.
Na segunda parte, tal como lhe competia, o Caldas esteve por cima no jogo, com Nuno Januário a deixar o aviso de livre directo ao acertar na barra.
O Gafanha defendia-se como podia, mas as expulsões de De Jesus e Simão complicaram a tarefa dos homens de Aveiro, mas nesta fase o Caldas atacava mais com o coração do que com a cabeça. Ainda assim, perto do final, uma falta de Pisco dentro da área sobre Luís Farinha permitiu a David Silva converter o pontapé de penálti, relançando a partida.
Ainda havia tempo para o Caldas sonhar, mas a verdade é que o Gafanha segurou a vitória com unhas e dentes, num jogo de nervos.|

Caldas SC 1
Luís Paulo, Militão, Rui Almeida, Pedro Gaio (Nuno Januário, 42′), Flávio Passos, Paulo Inácio, André Simões, Cascão (Iuri Gomes, 65′), Leandro Vilas Boas (Ricardo Isabelinha, 69′), David Silva, Luís Farinha.
Não jogaram: Rui Oliveira, Marcelo, Bernardo, André Santos.
Treinador: José Vala.

GD Gafanha 2
Nuno Silva, Ricardo Mango, Simão, Evandro, De Jesus, Gavin Niese, Diogo Tavares, Marcelo Dias, Homero (Miguel Anjos, 57′), Ruben Filipe (Sheriff, 77′), Bruno Fernandes (Pisco, 71′).
Não jogaram: Pedro Palha, Marcelo Moreira, Pedro Ladeira, Djô.
Treinador: Fábio Pereira.

Campo da Mata, Caldas da Rainha
Árbitro: Anzhony Rodrigues (AF Madeira).
Assistentes: Luís Freitas e Nuno Pereira.
Ao intervalo: 0-2.
Golos: 0-1 Diogo Tavares (7′), 0-2 Diogo Tavares (19′), 1-2 David Silva (84′, p.)
Disciplina: Amarelo a De Jesus (25′ e 67′), Simão (53′ e 81′), Nuno Januário (65′), Pisco (74′), André Simões (74′), Evandro (85′), Nuno Silva (86′), Luís Paulo (90+2′), Diogo Tavares (90+2′).

Texto: Renato Santos – Diário de Leiria
Foto: Joel Ribeiro