Começou no passado domingo de manhã a disputa pela manutenção no campeonato nacional de iniciados e logo com um confronto entre duas equipas do distrito de Leiria que terminou com um empate justo.
Os marinhenses jogavam no seu terreno, mas foram os homens vindos de Peniche que iniciaram melhor o jogo. Instalados no meio-campo adversário, os visitantes foram criando situações de perigo, mas sem conseguirem acertar na baliza contrária.
Até que ao minuto 12, Sérgio Correia cruzou para a área, onde apareceu Pedro Gonçalves a cabecear para o fundo das redes, colocando o Peniche em vantagem.
Os homens da casa não conseguiam entrar na área do Peniche, mas, num remate de longe, Fernando Carvalho surpreendeu tudo e todos e bateu Francisco Martins, conseguindo a igualdade (1-1), quando nada o fazia prever. Até ao final da primeira parte o resultado não se alterou.
Na segunda parte a toada do jogo manteve-se, com o Peniche a tentar chegar à vitória, mas com falta de clarividência quando chegava ao último terço do terreno. A EAS Marinha Grande tentava espreitar o contra-ataque, mas não criava grandes problemas à defesa contrária.
Nos últimos 15 minutos, num ‘forcing’ final, o Peniche conseguiu um par de boas situações para finalizar, mas Pedro Gonçalves e Miguel Vagos desperdiçam bolas à boca da baliza.
Aproveitando o balanceamento dos visitantes à procura do golo, os marinhenses criam nos últimos minutos a única jogada de perigo para a baliza contrária, através de Tiago Fernandes, mas também não conseguiram chegar ao golo.
Empate que se aceita, mas a ter que haver um vencedor, teria que ser o Peniche já que foi a equipa mais perigosa.
Boa arbitragem de Paulo Raposo e dos seus assistentes.|

EAS Marinha Grande 1
João Casaca, Ricardo Neves (Tiago Fernandes, 35′), Leonardo Coimbra (Hugo Alexandre, 54′), David Santos, Rúben Henriques, Leandro Costa (Gabriel Santos, 59′), Tomás Domingues, Tomás Lopes, André Silva (José Tojeira, 35′), Rui Silva e Fernando Carvalho.
Não jogaram: Bernardo Santos, Rodrigo Duarte e Leonardo Monteiro.
Treinador: Nuno Caracol.

GD Peniche 1
Francisco Martins, Sérgio Correia, Mauro Ferreira, Bernardo Ferreira, Guilherme Inácio (Daniel Correia, 53′), Diogo Vieira (Sebastião Thiran, 48′), André Chagas, Telmo Fonseca (João Antunes, 25′), João Ramiro, Pedro Gonçalves, Miguel Vagos.
Não jogaram: Rafael Pereira, Fábio Manuel, João Pereira e Bernardo Gomes.
Treinador: João Aguiar.

Campo da Portela, Marinha Grande
Árbitro: Paulo Raposo (AF Santarém). Assistentes: Pedro Freire e Adelino Crespo.
Espectadores: 100. Ao intervalo: 1-1.
Golos: 1-0 Pedro Gonçalves (12′), 1-1 Fernando Carvalho (19′).
Disciplina: Amarelo a Rui Silva (42′) e Pedro Gonçalves (67′).

Texto: Nuno Copa – Diário de Leiria
Foto: FPF