O Guiense derrotou o SC Pombal por expressivos 5-1. O resultado só surpreende quem não viu o jogo, porque o Guiense foi superior e adaptou-se às más condições atmosféricas que quase colocaram em causa a realização do jogo.
O primeiro lance de perigo pertenceu aos locais, com André Duarte a obrigar Rodolfo a defesa apertada. Depois da ameaça o golo chegou mesmo com Ima a parecer solto a finalizar para o 1-0. Não demorou muito os locais a marcarem o segundo golo por Joel, na sequência de um canto, com o avançado a cabecear para o 2-0.
O Pombal esboçou uma ténue reação, mas sem grandes efeitos práticos. O SC Pombal sentia muitas dificuldades em jogar nas condições já descritas, já o Guiense não se preocupou com isso e foi à procura do terceiro golo que surgiu por Ima que apareceu a encostar para o fundo das redes, após um lance em que Rodolfo não ficou bem na fotografia.
Antes do intervalo, os visitantes conseguiram reduzir para 3-1 por Camará: remate cruzado, a bola ficou presa junto à baliza de Sérgio e Camará apareceu do lado contrário a finalizar.
O segundo tempo começou com muito equilíbrio e sem oportunidades de golo. O Guiense tinha o jogo controlado perante um SC Pombal que após a saída de Justino perdeu a sua referência atacante e viu a sua situação complicar-se ainda mais.
O Guiense chegou ao 4-1 por Joel. Cruzamento da esquerda e Joel apareceu a finalizar. Os locais dominavam a partida e poderiam ter aumentado em mais duas situações.
A seis minutos do final surgiu o melhor golo da tarde. Bela jogada colectiva dos locais, depois surgiu um cruzamento perfeito da direita e apareceu Tiago Marques a cabecear para o fundo das redes.
Vitória justa do Guiense perante um SC Pombal que teve uma tarde negativa e saiu ‘vergado’ a uma derrota expressiva.
Arbitragem regular de Tiago Pinto. Benefício da dúvida nos dois lances polémicos do encontro. Primeiro numa possível grande penalidade a favor do SC Pombal por alegada carga sobre Guilherme. O mesmo sucede na expulsão de Camará. Do local onde nos encontramos não podemos avaliar com precisão a decisão da equipa de arbitragem. |

GD Guiense 5
Sérgio; Tiago Marques, Varalonga, Vítor e João Gato; Damien, Tiago Grilo e Félix (Ricky, 87′); Ima (Normando, 87′), André Duarte e Joel (Márcio, 78′).
Não jogaram: João Marques, João Gonçalves e Zézito.
Treinador: Mário Artur.

SC Pombal 1
Rodolfo; Vicente, Miguel Cá, Rabi e Paulo Martins (Jair, int.), Rafael Abreu (Tião, 66′), Gilles e Abdel; Guilherme, Camará e Justino (Airton, 72′).
Não jogaram: Luís Rodrigues, Cardoso, Dedé e Figo.
Treinador: Fernando Mateus.

Campo das Cabecinhas, na Guia
Árbitro: Tiago Pinto. Assistentes: Eduardo Gaspar e Gracindo Vieira.
Ao intervalo: 3-1.
Golos: 1-0 Ima (13′), 2-0 Joel (24′), 3-0 Ima (35′), 3-1 Camará (42′), 4-1 Joel (67′), 5-1 Tiago Marques (84′).
Disciplina: Amarelo a Miguel Cá (30′), Tiago Grilo (44′), Tião (70′). Vermelho directo a Camará (78′).

Texto e foto: Cid Ramos – Diário de Leiria