Num jogo pobre e jogado a um ritmo baixo, a UD Leiria venceu com toda a justiça o Oleiros por 2-0 num jogo em que os visitantes não criaram uma única oportunidade de golo durante os 90 minutos. Frente a uma equipa que ocupa um lugar tranquilo na tabela, esperava-se que o Oleiros pudesse apresentar um futebol atractivo e acutilante, mas a verdade é que os leirienses dominaram em toda a linha, e nem precisaram de meter o pé no acelerador.
Os primeiros minutos foram muito equilibrados e disputados sobretudo a meio-campo, e o único sinal de relativo perigo surgiu dos pés de Pepo, na cobrança de um livre directo à entrada da área, mas o médio falhou o alvo.
Pouco depois, e também de bola parada, a UD Leiria acabou por inaugurar o marcador – sem ter feito muito por isso – , num canto batido por Cerveira com João Miguel a desviar ao primeiro poste para Nailson confirmar de cabeça o golo inaugural.
A partir daqui a UD Leiria tomou conta do jogo por completo, com o Oleiros a usar e a abusar do futebol directo, sempre sem resultados práticos já que a defesa leiriense superiorizou-se em todos os lances.
Apesar do domínio demonstrado dentro de campo, a verdade é que a UD Leiria não conseguiu criar uma real oportunidade para alargar a vantagem, levando para o intervalo uma vantagem curta.
Se a primeira parte não foi bem jogada, o segundo tempo então foi de bradar aos céus, tamanha a inoperância ofensiva dos dois conjuntos. Ainda assim, a UD Leiria entrou a todo o gás e podia ter chegado ao golo após boa jogada colectiva, mas o remate cruzado de Carlos Daniel foi parado pelo guardião Miotti para canto.
Este lance parecia dar o mote para uma exibição de encher o olho dos leirienses, mas foi puro engano, já que o jogo entrou num marasmo pouco justificável para duas equipas com jogadores de qualidade. Por um lado, a UD Leiria tinha maior percentagem de posse de bola, mas era pouca objectiva, e do outro lado, o Oleiros tentava colocar bolas na área, mas quase sempre sem direcção.
Foi já perto do apito final que a UD Leiria sentenciou a partida quando Ernest trabalhou bem na área perante três adversários e rematou cruzado para o fundo das redes, com a bola a passar por debaixo do corpo de Miotti. Um golo de belo efeito para aquele que tem sido o “abono de família” dos leirienses em muitos jogos, contabilizando agora 14 golos na sua conta pessoal.
Quanto à arbitragem do trio de Viseu, houve algumas faltas claras não assinaladas, mas os jogadores facilitaram. Sem influência no resultado.|

UD Leiria 2
Valerio, João Dias (c), João Miguel, Nailson, Tiago Cerveira, Ulisses, Pepo, João Caminata (Denis, 81′), Carlos Daniel, Fabrice Kah (Helinho, 70′), Ernest (Renato Alexandre, 86′).
Não jogaram: Wilson, Nikolaesh, Rukas, Leonel Olímpio.
Treinador: Filipe Cândido.

ARC Oleiros 0
Miotti, Farinha, Ivan Silva, Tiago Gomes (c), Gaião, Djaló, Guilherme (Michael, 70′), Jimmy, Dontaye (Tak, 60′), Ivan Fidalgo (Vilmar, 79′), Rafa.
Não jogaram: Luís Pedro, Rildo, Charles, Bruno Carvalho.
Treinador: Natanael Costa.

Estádio Municipal de Leiria
Árbitro: João Almeida (AF Viseu).
Assistentes: Bruno Nascimento e Hugo Marques.
Espectadores: 1500.
Ao intervalo: 1-0.
Golos: 1-0 Nailson (16′), 2-0 Ernest (82′).
Disciplina: Amarelo a João Miguel (56′), Ernest (82′), Jimmy (89′).

Texto: José Roque – Diário de Leiria
Foto: Luis Filipe Coito