A UD Leiria despediu-se da fase regular com uma vitória diante do Benfica e Castelo Branco por 2-1, num resultado que permite à formação de Filipe Cândido terminar no primeiro lugar da classificação, facto que lhe dará vantagem no sorteio de ‘play-off’ de subida de divisão.
Num jogo disputado a um ritmo sempre muito baixo, um ‘bis’ do jovem avançado Renato Alexandre fez toda a diferença, perante uma formação albicastrense que, sem nada a ganhar ou a perder, pouco fez para contrariar o maior domínio dos leirienses.
O jogo começou morno e com domínio repartido, mas foi a UD Leiria a adiantar-se no marcador a meio do primeiro tempo num lance de contra-ataque puro com Fabrice Kah a isolar Onyeka, e o avançado a cruzar com régua e esquadro para a cabeça de Renato Alexandre, com o jovem unionista a assinar um belo golo.
Parecia que o Benfica e Castelo Branco não teria capacidade para reagir, mas a verdade é que a resposta albicastrense não demorou muito já que dez minutos depois Zezinho viu ser-lhe estendida uma passadeira na grande área leiriense com o ala a rematar cruzado, já com pouco ângulo, para o golo do empate.
Quando se pensava que as equipas iriam subir para os balneários empatadas, em cima do intervalo a UD Leiria colocou-se de novo em vantagem quando João Dias colocou a bola na área e Renato Alexandre dominou a bola no peito e rematou enrolado, com o esférico a ‘picar’ no relvado e a sobrevoar o guarda-redes Gonçalo Nunes que não foi a tempo de evitar o golo.
Na segunda parte esperava–se uma reacção dos albicastrense, mas foi puro engano já que parecia que ambas as equipas tinham feito um pacto de não agressão. A espaços, Onieka e Fabrice Kah ainda tentaram criar desequilíbrios com a sua velocidade, mas os avançados estavam em tarde não, enquanto do lado dos albicastrense, algumas bolas cruzadas para a área, não chegaram sequer a assustar.

Sorteio no dia 16
O sorteio do ‘play-off’ de promoção do Campeonato de Portugal será realizado no dia 16 de Maio, pelas 16h00. Serão sorteados os jogos entre os primeiros e os segundos classificados de cada uma das quatro séries, sendo que os clubes da mesma série na fase regular não poderão jogar entre si.
O quarteto composto pelos clubes vencedores irão, posteriormente, disputar, por sorteio, a final do ‘play-off’, qualificando-se os dois vencedores para a II Liga.|

UD Leiria 2
Valério, João Dias, João Miguel, Nailson, Tiago Cerveira, Leonel Olímpio (c) (Heli, 80′), Ulisses, Pepo (João Caminata, 62′), Fabrice Kah, Onyeka (Denis, 80′), Renato Alexandre.
Não jogaram: Wilson, Ernest, Carlos Daniel, Rukas.
Treinador: Filipe Cândido.

Benfica C. Branco 1
Gonçalo Nunes, André Cunha (c), Diogo Costa, Pedro Eira, Babia Issouf, Zezinho (Ruben Machado, 88′), Ailson Tavares, Rafa Pinto, Francisco Caetano (Jordão Cardoso, 67′), Pedro Almeida (João Vasto, 57′), Daniel Rodriguez.
Não jogaram: André Caio, Sani, Dani Matos, Abdel.
Treinador: Sérgio Gaminha.

Estádio Municipal de Leiria
Árbitro: Sandra Bastos (AF Aveiro).
Assistentes: Rodrigo Roque e Christophe Bastos.
Ao intervalo: 2-1.
Espectadores: 3.500.
Golos: 1-0 Renato Alexandre (25′), 1-1 Zezinho (35′), 2-1 Renato Alexandre (45′).
Disciplina: Amarelo a Pepo (58′) e João Miguel (82′).

Texto: José Roque – Diário de Leiria
Foto: Luís Filipe Coito