Está aberto mais um capítulo no desentendimento entre a UD Leiria SAD e o clube, isto depois da direcção do clube ter ‘reivindicado’ a equipa de juniores para a sua alçada, escalão esse que esteve sob gestão administrativa e financeira da UD Leiria SAD nos últimos quatro anos.
Recorde-se que no âmbito da constituição da UD Leiria SAD, em que o clube tem uma participação de 40%, ficou determinado, através de um protocolo assinado por ambas as partes (SAD e clube), que a equipa de juniores seria gerida pela SAD, entrando esse a­cordo em vigor a 3 de Julho de 2015. Contudo, tanto o clube como a SAD tinham a possibilidade de denunciar o Acordo de Formação no final de cada época desportiva, neste caso até dia 31 de Maio, algo que o clube acabou por fazer recentemente, pelo que na próxima temporada a equipa de juniores voltará à alçada do clube.
“Recebemos esta notícia com muita tristeza, visto que, desde o início da nossa actividade em Leiria, que tínhamos informado que a equipa de juniores era importantíssima pa­ra o projecto desta SAD. Mes­mo não sabendo quais as intenções da direcção do clube, qual a estratégia que têm para o escalão de juniores, temos que aceitar e respeitar a decisão”, confessou a administração da SAD unionista num comunicado publicado no passado domingo no seu ‘website’.
A UD Leiria SAD enalteceu ainda os resultados desportivos dos últimos quatro anos da ‘sua’ equipa de juniores. “Nestes quatro anos, inúmeros juniores subiram à equipa sénior, conseguindo posteriormente subir a um nível mais elevado nas suas carreiras profissionais. Todos eles irão continuar a promover o nome da União de Leiria. A SAD empenhou-se ao máximo, durante estes quatro anos, em disponibilizar todas as condições às equipas de juniores para que pudessem representar honrosamente o emblema na Primeira Divisão do Campeonato Nacional de Juniores. De mencionar que, nos planos desta SAD para a época 2019/2020 estavam a melhoria das condições de treino da equipa e a qualificação para a fase final de apuramento de campeão. Resta-nos desejar o maior sucesso à direcção do clube e de igual forma a todos os jovens atletas que irão integrar a equipa de juniores de todos nós”, pode ler-se no comunicado da SAD.
O Diário de Leiria contactou o presidente da direcção da UD Leiria para obter respostas relativamente a esta decisão do clube, mas Nuno Cardoso preferiu não fazer quaisquer comentários por agora, remetendo explicações aos sócios para uma assembleia-geral a realizar no início do próximo mês. |

Texto: José Roque – Diário de Leiria
Foto: LFC