O GRAP conquistou o terceiro lugar na fase final da divisão de Elite de futebol de praia que decorreu de sexta-feira a domingo, no Estádio do Viveiro, na Nazaré. A formação dos Pousos só ficou atrás do SC Braga, equipa que se sagrou tricampeã nacional, e do Sporting CP que garantiu o segundo lugar.
No jogo em que estava em disputa o título, o SC Braga precisava de vencer o GRAP para não complicar as suas contas na luta pelo título e foi isso que aconteceu. Os bracarenses superiorizaram-se à formação de Leiria, com uma vitória por 8-3, e festejou a conquista do troféu, sagrando-se tricampeões nacionais.
No que diz respeito à prestação do GRAP, a equipa dos Pousos começou por medir forças na sexta-feira com o Sporting e acabou por perder por 11-5, num jogo menos conseguido por parte da turma de Sandro Brito.
No dia seguinte, o GRAP ia disputar um lugar no pódio contra o GD Alfarim, num jogo impróprio para cardíacos, com a vitória dos canarinhos a surgir em cima do ‘gongo’ por Diogo Oliveira. O GRAP foi a primeira equipa a adiantar-se no marcador e pareceu estar por cima do jogo, mas permitiu a reacção ao adversário que conseguiu dar a volta ao texto.
Em desvantagem, o GRAP teve que voltar a puxar os galões, colocando-se de novo em vantagem algo que acabou por cair por terra nos últimos segundo do terceiro e último período quando o Alfarim fez o golo do empate.
Quando já se pensava no prolongamento, eis que Diogo Oliveira tirou da cartola um pontapé de bicicleta que só parou no fundo das redes, fazendo vibrar os espectadores presentes no Estádio do Viveiro.
Com este resultado, o GRAP assegurou o terceiro lugar na divisão de Elite, igualando a melhor classificação de sempre, obtida em 2017. A equipa que conseguiu o feito este ano é constituída por Miguel Carvalho, Ricardo Costa, André Lourenço, Diogo Oliveira, Makê, Tiago Clemente, Tiago Gordalina, Sérgio Fonseca, Tiago Grilo, João Cintra, Vasco Gonçalves, Carpete e Cristiano Matos.
No próximo fim-de-semana terá lugar a fase final da Taça de Portugal na Nazaré onde o GRAP vai voltar a marcar presença.
Realce ainda para o facto de na equipa tricampeã nacional do SC Braga jogar o nazareno Jordan Santos que, assim, junta ao seu já vasto currículo nacional e internacional mais uma conquista ao serviço dos minhotos.|

Texto: José Roque – Diário de Leiria
Foto: André Sanano/FPF