A UD Leiria tarda em encontrar o caminho dos bons resultados. Na tarde de domingo, a equipa de Filipe Cândido averbou mais uma derrota (1-0) e continua sem saber o que é vencer no Campeonato de Portugal. Frente do RD Águeda, a UD Leiria voltou a mostrar debilidades defensivas e falta de opções ofensivas o que explica o fraco registo na hora de rematar à baliza – apenas um golo marcado em quatro jogos, e ainda por cima um golo na própria baliza.
O jogo começou equilibrado, com as equipas a anularem-se em termos estratégicos, pelo que as oportunidades de golo foram uma raridade, com a partida a ser disputada maioritariamente no meio-campo.
A melhor ocasião do RD Águeda foi um remate à entrada da área de Ivan Fidalgo que passou a centímetros do poste. Na resposta, a UD Leiria criou a melhor situação em toda a partida quando Fabián Cuero ganhou na velocidade a um adversário directo e ficou isolado. Contudo, na cara de Mário Évora, o avançado leiriense atirou por cima da baliza para desespero dos seus companheiros de equipa.
O nulo ao intervalo era um retrato fiel do que tinham sido os primeiros 45 minutos.
No início da segunda parte, o Águeda surgiu forte e chegou à vantagem quando Paulo Moreira desmarcou Ivan Fidalgo na esquerda, com o avançado a cruzar para área onde apareceu Drogba Camará a encostar de cabeça ao segundo poste, aproveitando a passividade defensiva dos visitantes.
Estava aberto o activo, mas a UD Leiria ainda tinha muito tempo para dar a volta aos acontecimentos. Contudo, o melhor que conseguiu foi um remate de muito longe de João Lameira, na marcação de um livre, que abrigou Mário Évora a defesa apertada.
Até ao final da partida, a UD Leiria teve sempre com mais posse de bola, tentou muitos cruzamentos para a área, mas os remates encontravam sempre pela frente o guardião contrário.
Aliás, a falta de soluções ofensivas da UD Leiria ficaram bem patentes a 15 minutos do fim quando Filipe Cândido viu-se ‘obrigado’ a fazer entrar o defesa central Anílton, de 39 anos, para jogar na frente de ataque, no lugar do desinspirado Cuero.
Num jogo com boa arbitragem, o Águeda acabou por justificar o triunfo fruto da sua eficácia e no aproveitamento das debilidades do adversário.|

RD Águeda 1
Mário Évora, Diogo Castro, Emanuel, Miguel Campos, Pedro Tavares, Diogo Gouveia (Souffo, 84’), Juninho (Ataíde, 63’), Paulo Moreira, Drogba Camará, Ivan Fidalgo (Mbarga, 70’), Neto.
Não jogaram: Rafa Santos, Manel Cordeiro, Raul Almeida, Mejía.
Treinador: André Ribeiro.

UD Leiria 0
Filipe Dinis, João Dias, Laércio, João Gomes, Dénis, Kiko (Bakaramoko, 58’), João Lameira, Vlad, Usa Indi (Nuno Pereira, 68’), Fabián Cuero (Anilton Júnior, 74’), Danny Choi.
Não jogaram: Fábio Ferreira, Tomás Silva, João Cunha, Heli.
Treinador: Filipe Cândido.

Estádio Municipal de Águeda
Árbitro: Bruno Nunes (AF Viana do Castelo). Assistentes: Carlos Rodrigues e José Rio.
Ao intervalo: 0-0.
Golos: 1-0 Drogba Camará (48’).
Disciplina: Amarelo a João Lameira (33’), Laércio (40’), Paulo Moreira (50’), Diogo Gouveia (81’), Ataíde (90+1’).

Foto: UDL