Na tarde de domingo, a AD Portomosense recebeu o GC Alcobaça e venceu por 1-0 numa partida em que se esperava mais das duas equipas. A vitória dos canarinhos é justa pois mandaram na partida sobretudo durante a segunda parte após um primeiro tempo de algum equilíbrio.
Entrou melhor o conjunto da casa que podia ter chegado ao golo, logo nos minutos iniciais, através de um livre directo cobrado por Silvério. Valeu a atenção do jovem guardião visitante com uma grande defesa a desviar para canto.
Pouco depois, numa jogada de insistência, Luiz Fernando amorteceu para Rodrigo Rivas atirar à baliza mas o remate saiu prensado e a bola morreu nas mãos de Pedro Godinho.
O Ginásio respondeu através de um livre lateral cobrado por João Coutinho para o desvio de cabeça de Lucas Grilo que passou perto do poste. Pouco depois, uma bola nas costas da defesa da casa isolou Pedro Pimenta, mas uma enorme mancha de Makê evitou o pior.
Perto do intervalo o Portomosense desperdiçou a melhor ocasião quando Luiz Fernando atirou ao lado na conversão de uma grande penalidade.
No segundo tempo os homens de Pedro Solá voltaram a entrar melhor e podiam ter marcado dois golos em pouco tempo. Primeiro um cruzamento remate de Silvério só não parou no fundo da baliza devido à atenção de João Coutinho que limpou o lance perto da linha de baliza. Logo a seguir Luiz Fernando chegou primeiro do que Miguel Filipe e rematou sem preparação muito perto do alvo.
A equipa da casa continuou a insistir, e desta feita foi Afonso Feteira a assistir Elton Cruz para um remate rasteiro e colocado, mas uma grande parada de Pedro Godinho evitou o primeiro golo.
A meio da segunda parte, nem Pedro Godinho pôde evitar o golo de Afonso Feteira, após grande combinação na direita entre Miguel Velosa e Rica.
Perto do fim esteve à vista o 2-0 mas o remate de Rica saiu perto do ferro.
Trabalho positivo do trio chefiado por Leandro Pereira.

AD Portomosense 1
Makê; Igor Cambraia (Ilyas Alilou, 46’), Zé Victor, Farruba, Silvério; Trindade, Elton Cruz (c), Rica; Miguel Velosa, Rodrigo Rivas (Afonso Feteira, 46’), Luiz Fernando (Lico, 83’).
Não jogaram: Caio Moreira, Filipe Santiago, Hugo Romana, Kiko.
Treinador: Pedro Solá.

GC Alcobaça 0
Pedro Godinho; Candeias, Carlos Marques (Telmo Pereira, 58’), Miguel Filipe, João Coutinho; Wellington, Picamilho, BD (c); Dinis Quitério (André Lopes, 82’), Lucas Grilo (Bruno Ferreira, 62’), Pedro Pimenta.
Não jogaram: Francisco, Tomás Santos, Rúben Santos, Lourenço Fernandes.
Treinador: Leandro Santos.

Estádio Municipal de Porto de Mós
Árbitro: Leandro Pereira. Assistentes: Emanuel Cardoso e Bruno Lopes.
Espectadores: 200. Ao intervalo: 0-0.
Golos: 1-0 Afonso Feteira (66’).
Disciplina: Amarelo a Luiz Fernando (28’), Picamilho (36’), João Coutinho (45+1’), Miguel Velosa (53’), Miguel Filipe (57’), BD (67’).

Texto e foto: Pedro Sousa – Diário de Leiria