Corria o dia 17 de Março de 1985 quando o Marinhense foi eliminado nos oitavos-de-final da Taça de Portugal aos pés do USC Paredes (3-1). E foi preciso esperar quase 35 anos para o clube vidreiro reescrever a sua história que já, ao vencer o Sintra Football por 0-2, garantiu desde já a presença nos ‘oitavos’ da competição. Tudo o que seja conseguido para além disso já será outro capítulo na história de 96 anos do emblema alvinegro.
Durante a semana que antecedeu o confronto com o Sintra Football a direcção garantiu autocarro e bilhetes de borla para os adeptos alvinegros que quisessem assistir ao jogo de domingo. Parecia que estava a adivinhar que o jogo seria épico. E foi mesmo, muito graças a um jovem avançado de nome Leandro Antunes que, com dois golos, carimbou a passagem do Marinhense para os ‘oitavos’.
O presente percurso do Marinhense na prova rainha do futebol português acarreta ainda episódios curiosos. É que a turma vidreira foi afastada na 1.ª eliminatória, nos penáltis, pelo Fátima. Contudo, acabou por ser repescado tendo vencido o Montalegre, o Fátima e agora o Sintra Football.
Frente a um adversário do mesmo escalão e que já tinha afastado o Vit. Guimarães da prova, o Marinhense foi sempre a melhor equipa. O guarda-redes da formação caseira Filipe Leão foi a figura de destaque durante o jogo com intervenções de excelência como aquela que impediu o golo de Pedro Emanuel ou ao tirar o pão da boca a Ednilson.
O Sintra Football até entrou bem na segunda parte, em que podia ter inaugurado o marcador, por Tino, mas foi mesmo o Marinhense quem chegou à vantagem, aos 63′, por Leandro, após cruzamento rasteiro de Ednilson na direita, rematando rasteiro e colocado, sem hipóteses para Filipe Leão.
Na resposta, Tino teve nos pés a oportunidade de empatar, mas desperdiçou ao atirar por cima, quando se encontrava solto de marcação.
A superioridade forasteira efetivou-se aos 73 minutos, com o bis de Leandro, que ganhou em velocidade aos defesas do Sintra Football após passe de Pedro Emanuel e, apenas com Filipe Leão pela frente, atirou rasteiro para o fundo das redes.

Que venha um ‘grande nos ‘oitavos
No final da partida foi António Santos (Togui) quem falou com a imprensa, com o elemento da equipa técnica a admitir que gostaria que no próximo sorteio – de hoje – calhasse um dos ‘grandes’. “O cenário perfeito para o nosso clube seria sair um ‘grande’ pela ajuda que pode vir a dar ao clube e ela é muito necessária. Era giro termos um ‘grande’ na Marinha Grande para voltarmos a ter grandes jogos ali. Seria muito bonito”, admitiu.
Em relação ao jogo, Togui aplaudiu o esforço dos jogadores. “Já estivemos afastados [da Taça]. Entrámos outra vez na competição e fizemos por isso porque em todas as eliminatórias fomos sempre justos vencedores. É de louvar a entrega destes rapazes que fizeram tudo. Cumpriram um sonho e fizeram uma coisa histórica para o clube e isso é muito bom”, disse, acrescentando que o objectivo do Marinhense na Taça de Portugal é “chegar o mais longe possível”.|

Sintra Football 0
Filipe Leão, Hugo Santos, Marcelino, Marco Gomes, Filipe Gaspar (Tiago Lopes, 83′), Horácio Jau, Hélder Martins, Tiago Etges, Elvis (Joshua Host, 76′), Braudílio (Diogo Lamas, 69′) e Tino.
Não jogaram: Diogo Santos, Sabry, Nuno Sá e Maurício.
Treinador: Jorge Nabais.

AC Marinhense 2
Jair Mosquera, Rúben Martins, Fábio, Luís Oliveira, Ricardo, Pedro Rodrigues (Elton Lopes, 90’+2), Sinisterra, André Perre, Ednilson (Abdel Hbouch, 65′), Leandro (Saya, 90′) e Pedro Emanuel.
Não jogaram: João Guerra, Filipe, Alex Diliberto, Bernardo.
Treinador: Andrés Madrid.

Estádio Municipal Mário Wilson, Oeiras
Árbitro: Luís Reforço (AF Setúbal).
Ao intervalo: 0-0. Espectadores: 350.
Golos: 0-1 Leandro (61’), 0-2 Leandro (75′).
Disciplina: Amarelo a Pedro Rodrigues (31′), Hélder Martins (33′), Filipe Gaspar (56′), Fábio (59′), Tino (63′), Tiago Etges (67′) e Horácio Jau (68′).