Na tarde chuvosa do último domingo, o SC Pombal recebeu e venceu a AD Portomosense por 2-0 numa partida desinteressante, tendo em conta o valor dos dois conjuntos, valendo apenas pelos golos obtidos pelos pombalenses ainda na primeira parte.
Até começou melhor a equipa visitante, com um passe de Rica que rasgou toda a defesa e isolou Luiz Fernando mas o avançado brasileiro, apenas com Lionel Santos pela frente, adiantou a bola em demasia e deixou-a fugir para as mãos do guardião.
O conjunto da casa foi chegando mais perto da baliza de Caio, mas apenas de bola parada conseguiu criar algum perigo, ainda assim sem assustar realmente o guarda-redes do Portomosense. Até que, na sequência de pontapé de canto a beneficiar os visitantes, o SC Pombal recuperou a bola e, numa jogada de contra-ataque conduzida por Guilherme e Yannick, Pedro Marques, à entrada da área, rematou de forma certeira fazendo o 1-0.
Perto do intervalo o SC Pombal acabaria por fazer o segundo golo numa desatenção da defesa contrária que após uma perda de bola permitiu a entrada de Vasco Cruz nas suas costas e o jovem médio, apenas com Caio pela frente, não facilitou, servido com um passe de rutura de Pedro Marques.
Já em tempo de compensação, respondeu a ADP quando Miguel Velosa tirou vários contrários do caminho e quase reduziu a desvantagem com uma bomba do meio da rua, valendo Lionel Santos que fez a defesa da tarde, desviando para canto. Na sequência, desse canto, Farruba aproveitou uma bola perdida no interior da pequena área para atirar a contar, valendo aos pombalenses o desvio de Miguel Cá para canto.
O segundo tempo começou com uma oportunidade para os homens de Ricardo Pateiro, valendo a defesa por instinto de Caio Moreira ao remate de Alexi Leal.
Na resposta, na primeira vez que tocou na bola, Kiko podia ter reduzido, mas o remate saiu a centímetros do poste, após grande assistência de cabeça de Luiz Fernando.
Perto do final, na sequência de um canto, Elton Cruz devolveu a bola para a pequena área onde estava Kiko completamente sozinho, mas quando já se gritava golo o jovem avançado falhou o remate.
Até ao final o Pombal acabou por controlar todas as investidas do Portomosense e acabou por vencer justamente pois foi o conjunto que menos erros cometeu. Ainda assim a equipa de Pedro Solá merecia ter feito o golo de honra pelas oportunidades de que dispôs.
Arbitragem de bom nível de André Mendes.|
SC Pombal 2
Lionel; Daniel Alves, Miguel Cá (c), Fidalgo, Duarte (Leo, 55’); Pedro Marques, Vasco Cruz, Rafael Abreu; Alexi Leal, Guilherme (Tião, 67’), Yannick (André Jorge, 45’).
Não jogaram: Luis Rodrigues, Airton, Thales, Dedé.
Treinador: Ricardo Pateiro.
AD Portomosense 0
Caio; Ilyas (Kiko, 73’), Zé Victor (Rodrigo Rivas, 60’), Farruba, Alex Silvério; Trindade, Elton Cruz (c), Rica; Miguel Velosa (Romana, 81’), Afonso, Luiz Fernando.
Não jogaram: Makê, Igor Cambraia, Luzio, Lico.
Treinador: Pedro Solá.
Estádio Municipal de Pombal
Árbitro: André Mendes. Assistentes: David Santos e Rúben Anjos.
Espectadores: 150. Ao intervalo: 2-0.
Golos: 1-0 Pedro Marques (34’), 2-0 Vasco Cruz (44’).
Disciplina: Amarelo a Miguel Velosa (48’), Alexi Leal (49’), Alex Silvério (56’), Guilherme (65’), Afonso Feteira (78’), André Jorge (81’), Elton Cruz (88’).
Texto e foto: Pedro Sousa – Diário de Leiria