A equipa de juniores da UD Leiria registou a pior derrota de sempre na 1.ª divisão nacional ao perder por 9-0 frente ao Sporting, continuando sem somar qualquer ponto no campeonato. Num jogo sem grande história, os leões dominaram de início ao fim e construíram uma goleada que até acaba por ser escassa.
O Sporting não podia ter começado melhor o encontro já que no primeiro minuto Tiago Tomás inaugurou o marcador. De seguida, aos seis e sete minutos, surgiram o segundo e terceiro golos com a autoria de Gonçalo Batalha e Daniel Rodrigues.
Os leões não tiravam o pé do acelerador e menos de dez minutos depois chegou o quarto através do defesa Gonçalo Inácio. Antes da meia-hora de jogo, foi a vez do internacional moçambicano, Geny Catamo, fazer o primeiro da conta pessoal (5-0). Instantes antes do intervalo, tempo ainda para Tiago Tomás consumar o bis e levar o resultado para os balneários em 6-0.
No regresso ao relvado, a turma de Alvalade começou da mesma forma que acabou a primeira parte: com golos. Aos 49 minutos, depois de um passe de Flávio Nazinho, Gonçalo Batalha, natural da Marinha Grande, confirmou o segundo bis da noite e o 7-0.
Nos 10 minutos finais, e depois de diversas oportunidades desperdiçadas pelo Sporting, Samuel Lobato consumou o terceiro bis do encontro e houve ainda tempo para Gonçalo Ferreira fazer o 9-0 final.
Presidente orgulhoso dos jogadores
Instantes depois do final do jogo, o presidente da UD Leiria surgiu nas redes sociais a mostrar-se orgulho do esforço dos ‘seus’ jogadores, num contexto difícil.
“Este grupo merece uma enorme vénia de respeito! Estes atletas, equipa técnica e directores aceitaram o hercúleo desafio de representar a UD Leiria no ano mais difícil de sempre para a sua equipa sub-19. (…) Entendemos que todas as equipas da UD Leiria devem ser a bandeira de uma região e todos os seus atletas representarem essa mesma região! A bandeira da UD Leiria continua hasteada no mais alto patamar dos campeonatos nacionais em todos os escalões e não será nunca uma época dura, complicada e negativa em termos desportivos que manchará o nome e a história do Clube”, escreveu Nuno Cardoso na sua página nas redes sociais, concluindo que “aconteça o que acontecer” estará “sempre, de alma e coração com este grupo e com estes miúdos. O meu orgulho neles não é grande é enorme”.|
Sporting CP 9
Diogo Almeida (Anthony Walker, int.), Carlos Silva, Rafael Fernandes (Hevertton Santos, 60′), Gonçalo Inácio, Flávio Nazinho, Daniel Rodrigues (Samuel Lobato, 70′), Edson Silva, Gonçalo Batalha (Rui Reis, 70′), Tiago Ferreira, Tiago Tomás, Geny Catamo (Gonçalo Ferreira, 60′).
Não jogaram: Rodrigo Rêgo e Bruno Santos.
Treinador: Pedro Coelho.
UD Leiria 0
Henrique, Ivan Sousa (Tiago Gomes, 60′), Loureiro, Diogo Caleiro, João Costa, Filipe Codinha (João Leal, 75′), David Santos, Alexandre Santos, Daniel Simões (Miguel Costa, 60′), Pedro Boal (João Salvador, 75′), Bryan Rosa (Luca Oliveira, 75′).
Não jogaram: João Costa e Alexis Rodrigues.
Treinador: Marco Ramos.
Estádio Aurélio Pereira, Alcochete
Árbitro: André Pereira. Assistentes: Bruno Pereira e João Cabral.
Ao intervalo: 6-0.
Golos: 1-0 Tiago Tomás (1′), 2-0 Gonçalo Batalha (6′), 3-0 Daniel Rodrigues (7′), 4-0 Tiago Ferreira (15′), 5-0 Geny Catamo (26′), 6-0 Tiago Tomás (38′), 7-0 Gonçalo Batalha (50′), 8-0 Samuel Lobato (84′), 9-0 Gonçalo Ferreira (90′).
Disciplina: Amarelo a Diogo Caleiro (53′).
Texto: José Roque – Diário de Leiria
Foto: Sporting CP