Num jogo entre duas equipas que vinham de derrotas, nada melhor do que sarar as feridas com um empate (1-1) que acaba por se ajustar, tendo em conta que as oportunidades de golo foram repartidas.
O jogo começou com o Boavista a exercer uma pressão muito forte no sentido de condicionar o futebol mais rendilhado do adversário, mas foi mesmo o Guiense quem se adiantou no marcador após uma excelente jogada de combinação culminada com um passe de ‘morte’ de Damien para André Duarte atirar com classe para o golo inaugural.
A partir daqui o Guiense surgiu em campo mais esclarecido, mas com o passar do tempo os axadrezados conseguiram equilibrar. Assim, a equipa da casa chegou ao golo quando Batista, na esquerda, cruzou bombeado para a área, com a bola a sobrar caprichosamente para os pés de João Duarte que atirou a contar.
Na segunda parte entrou melhor a Boavista com Diogo António e Capão a obrigarem Sérgio a trabalho extra. Pouco depois, num contra-ataque, Diogo António apareceu em excelente posição, mas demorou demasiado tempo a definir a jogada que acabou por perder-se.
Respondeu o Guiense com uma soberana oportunidade na sequência de um livre em que Diogo Martins faz uma grande defesa e, na recarga, Tiago Marques tinha tudo para fazer o golo, mas demorou demasiado tempo e permitiu o corte. De seguida foi Emanuel que surgia isolado, mas Diogo Martins saiu da área para limpar a jogada.
Nos últimos minutos o jogo ficou mais ‘partido’, com o Guiense a ficar perto do golo com um remate em jeito de Emanuel que acertou em cheio na barra. No minuto seguinte, numa transição rápida, surgiram três jogadores do Guiense só com o guardião contrário pela frente, mas Tiago Clemente optou por um chapéu de saiu desastroso.
Perto do minuto 90 foi o Boavista quem teve uma soberana oportunidade para marcar na sequência de um canto com Celso Pereira a rematar para uma defesa por instinto de Sérgio.
Arbitragem alguns lapsos de Bruno Santos, mas sem influência no resultado.|

GDR Boavista 1
Diogo Martins, Daniel Gregório, João André, João Batista, João Videira, João Capão (Mosca, 90′), João Duarte, Marcelo Carvalho, Simão Oliveira (Celso Pereira, 73′), Miguel Carvalho (Diogo António, int.), Lukas Fonseca (c).
Não jogaram: André, Gonçalo, Miguel Oliveira, Wilson Oliveira.
Treinador: Pedro Nunes.

GD Guiense 1
Sérgio Fonseca, Tiago Clemente, Nélson Marques (Gato, 84′), Fábio Alberto, André Oliveira, João Pinto, Damien, Tiago Grilo (Diogo Grilo, 72′), André Félix (c), Tiago Marques, André Duarte (Emanuel, 65′).
Não jogaram: Armando, Pedro Jordão, Ricardo Esteves.
Treinador: Carlos Ribeiro.

Campo da GDR Boavista, Boa Vista
Árbitro: Bruno Santos. Assistentes: David Domingos e Rafael Bento.
Ao intervalo: 1-1. Espectadores: 50.
Golos: 0-1 André Duarte (12′), 1-1 João Duarte (36′).
Disciplina: Amarelo a André Oliveira (19′ e 90+3′), André Félix (56′), Lukas Fonseca (70′), Tiago Clemente (88′), Gato (90+3′).

Texto e foto: José Roque – Diário de Leiria