A AD Portomosense goleou (4-0) o SCL Marrazes numa grande exibição dos homens de Pedro Solá que justificaram em pleno a goleada, no entanto a equipa de Mário Artur demonstrou bons pormenores e dá sinais de querer abandonar o último posto da tabela.
A equipa da casa entrou a todo o gás e aos 30 segundos já vencia com um auto-golo de Tiaguinho que ao tentar evitar que Rodrigo Rivas fizesse o primeiro da partida introduziu a bola na própria baliza.
O Marrazes tentou responder ainda que timidamente, através de bolas paradas, mas Bruno Morais e Nuno Joaquim não acertaram no alvo.
O Portomosense voltou à carga e em apenas dois minutos podia ter marcado por duas vezes. Primeiro Miguel Velosa, numa jogada individual, tirou um homem do caminho e atirou ao poste. Depois Afonso recuperou uma bola em zona perigosa, encarou Gordalina e no momento certo não desperdiçou e fez o 2-0.
Minutos depois, Afonso Feteira roubou nova bola à defesa contrária e aproveitou para isolar Rica, mas uma saída destemida de Gordalina evitou o terceiro golo.
Antes do intervalo, ambos os conjuntos podiam ter marcado. Primeiro Ilyas Alilou atirou para a baliza deserta, após insistência de Afonso Feteira sobre o guardião forasteiro, mas valeu Celso Vieira que tirou a bola em cima da linha. De seguida, Nuno Joaquim descobriu Diogo Carvalho que fletiu para o meio e atirou muito perto do alvo.
A segunda metade começou com algum equilíbrio, mas o primeiro remate pertenceu aos visitantes, da autoria de Nuno Joaquim após trabalho individual, fazendo a bola rasar o travessão da baliza de Aydhan.
A equipa da casa respondeu com o terceiro golo, numa jogada sobre a direita em que Ilyas descobriu Miguel Velosa nas costas da defesa, e este rematou forte e cruzado não dando quaisquer hipóteses a Gordalina.
Pouco depois, o Portomosense quase marcou por duas vezes. Primeiro Lico atirou a centímetros do poste e depois Rica permitiu uma defesa segura a Gordalina.
A 10 minutos do fim esteve à vista o 4-0 quando Rica isolou Kiko e este tentou o chapéu a Gordalina, valendo Zimas a tirar o golo em cima da linha. De seguida, Afonso, na cara do guarda-redes visitante, não conseguiu fazer golo.
O quarto golo acabaria por chegar com naturalidade, quando Lico recuperou a bola, passou pelo último defesa e atirou forte para fixar o resultado em 4-0.
O jogador do Marrazes mais inconformado foi Nuno Joaquim, que não desistiu de procurar o tento de honra que quase apareceu num lance em que o avançado conseguiu segurar, virar e rematar para defesa segura de Aydhan.
No último minuto um remate à queima-roupa de Kiko quase resultou no 5-0, após bom cruzamento de Lico, valeu a defesa por instinto de Gordalina.
Trabalho positivo do trio chefiado por Paulo Encarnação.|
AD Portomosense 4
Aydhan; Ilyas Alilou, Trindade, Igor Cambraia, Silvério; Elton Cruz (c) (Farruba, 82’), Rica, Hugo Romana (Lico, 63’); Miguel Velosa, Afonso Feteira, Rodrigo Rivas (Kiko, 70’).
Não jogaram: Caio Moreira, Zé Victor, Filipe Santiago, Lúzio.
Treinador: Pedro Solá.
SCL Marrazes 0
Gordalina (c); Tiaguinho, Celso Vieira, Diogo Pires (Zimas, 74’), Diogo Carvalho; Juninho, Bruno Morais (Élvis, 33’), Diogo Gomes; João Marques, Renato Campos (Hugo Frazão, 63’), Nuno Joaquim.
Não jogaram: Marcelo, PS, Mini, Ber-nardo.
Treinador: Mário Artur.
Estádio Municipal de Porto de Mós
Árbitro: Paulo Encarnação.
Assisten-tes: Fábio Gaio e Gil Pires.
Ao intervalo: 2-0. Espectadores: 150.
Golos: 1-0 Tiago Sobreira (1’, p.b.), 2-0 Afonso Feteira (22’), 3-0 Miguel Velosa (52’), 4-0 Lico (83’).
Disciplina: Amarelo a Juninho (30’), Celso Vieira (77’).
Texto e foto: Pedro Sousa – Diário de Leiria