Na tarde do passado domingo, a AD Portomosense deslocou-se ao terreno do GD Peniche para garantir uma vitória muito suada (0-1) que lhes permite continuar no grupo que persegue o líder do campeonato. Os visitantes acabaram por vencer justamente pois a equipa de Pedro Solá soube aproveitar melhor as debilidades do adversário.
O vento muito intenso que se fez sentir impediu que os bons executantes que ambas as equipas possuem melhorassem a qualidade do espectáculo e, dessa forma, a partida começou com muito calculismo dos dois lados. Só perto da meia hora apareceu o primeiro lance de relativo perigo, com Miguel Velosa a driblar um adversário, vindo da esquerda, apareceu no meio e rematou cruzado para defesa a dois tempos de André Mata.
Pouco depois, novamente a ADP a criar perigo num lance de contra-ataque, mas quando Afonso Feteira tentou assistir Luiz Fernando apareceu Miguel Duarte a tirar o pão da boca do avançado brasileiro, no último momento.
O primeiro remate do Peniche apenas apareceu perto do intervalo, numa jogada individual de Motinha que atirou forte, mas à figura de Aydhan.
O Portomosense respondeu com uma bomba de Luiz Fernando, num remate cruzado que André Mata conseguiu desviar para longe.
No segundo tempo, entrou melhor o conjunto da casa que dispôs de duas boas chances de abrir o activo com os remates de Motinha e João Ferreira, com o guardião da ADP a mostrar-se em bom plano a fazer duas defesas seguras.
A equipa forasteira conseguiu equilibrar e foi crescendo à medida que o tempo foi passando. Ainda assim a partida entrou numa toada de equilíbrio e muita disputada a meio-campo, até que um rasgo individual de Miguel Velosa resultou no único golo da partida. Após ultrapassar por dois defesas, o extremo apareceu na cara de André Mata que não desperdiçou.
De seguida, em apenas dois minutos, o Portomosense podia ter aumentado por duas vezes através de dois livres directos, de Romana e Silvério, que desviaram na barreira, em ambos os casos e quase traíram André Mata.
Até ao fim o Peniche tentou de tudo para evitar a derrota, mas o melhor que conseguiu foi assustar Aydhan num livre cobrado por Paulo Brites e desviado por Tiago Ferreira para a malha lateral.
Arbitragem positiva de Diogo Amado.|

GD Peniche 0
André Mata; Paulo Brites, Miguel Duarte (Mantorras, 88’), João Martinho, Luís Gonçalves; Luís Pinto (c), João Ferreira, Tiago Ferreira (Bissula, 90+6’); Hugo Duarte (Rodolfo, 78’), Motinha, Valdir.
Não jogaram: Nuno Dias, Rui Pinto, João Carvalho, Miguel Silva.
Treinador: Mário Serpa.

AD Portomosense 1
Aydhan; Ilyas Alilou, Trindade, Igor Cambraia, Silvério; Elton Cruz (c), Romana (Lico, 90+3’), Rica; Miguel Velosa, Afonso Feteira (Kiko, 88’), Luiz Fernando (Rodrigo Rivas, 74’).
Não jogaram: Caio Moreira, Zé Victor, Filipe Santiago, Lúzio.
Treinador: Pedro Solá.

Estádio do GD Peniche
Árbitro: Diogo Amado. Assistentes: Flávio Monteiro e Hélio Baptista.
Espectadores: 150. Ao intervalo: 0-0.
Golos: 0-1 Miguel Velosa (76’).
Disciplina: Amarelo a Elton Cruz (17’), João Martinho (39’), Romana (58’), Afonso Feteira (72’), Miguel Velosa (76’), Miguel Duarte (78’), Luís Pinto (80’), Motinha (85’).

Texto e foto: Pedro Sousa – Diário de Leiria