O GRAP venceu o dérbi da cidade de Leiria ao bater o SCL Marrazes por 1-3, num jogo sem grande história já que a formação dos Pousos foi sempre superior e acabou por justificar por inteiro um triunfo que até acaba por ser escasso tendo em conta as oportunidades perdidas. Do outro lado, o Marrazes mostrou a abnegação de sempre, mas os erros cometidos pelos jovens ‘corvos’ voltaram a custar pontos e o último lugar no campeonato.
O jogo começou com o GRAP a criar desde cedo uma soberana oportunidade para marcar quando Dany Marques, isolado, serviu Cédric de bandeja, mas o avançado, com a baliza deserta pela frente, atirou incrivelmente ao lado da baliza.
Pouco depois, o golo surgiu mesmo para a turma dos Pousos com Dany Marques a surgir na esquerda para cruzar para a boca da baliza onde apareceu Pedro Domingues a desviar para o fundo das redes.
Em desvantagem, o Marrazes não se deixou atemorizar, e num lançamento em profundidade Nuno Joaquim apareceu em boa posição, mas Mocheco fez bem a mancha e limpou o lance.
Respondeu o GRAP com novo lance de perigo na sequência de um lançamento lateral em que Élvis teve um corte deficiente deixando Dany Marques em boa posição, mas o chapéu do avançado falhou o alvo.
Pouco depois, Dany Marques voltou a deixar o seu ‘perfume’ no jogo com uma desmarcação primorosa que deixou Pedro Domingues na cara do golo, mas Gordalina fez uma defesa soberba, evitando novo golo.
Perto do intervalo o Marrazes teve uma boa oportunidade para chegar ao empate aproveitando um mau passe do adversário, com Simão Coteiro, em excelente posição, a perder-se com dribles quando devia ter sido mais pragmático e objectivo. De seguida foi Tiaguinho quem tentou a sua sorte num remate de pé esquerdo à entrada da área, mas a bola saiu a centímetros do poste.
Com uma vantagem magra do GRAP ao intervalo, o jogo continuava em aberto, mas na segunda parte a turma de Marco Aurélio voltou a entrar melhor ao aproveitar um erro de Diogo José, com Alexandre Cruz a servir Dany Marques que rematou fácil para o 0-2. Estava selado o triunfo pousense.
Apesar de estar em desvantagem, o Marrazes nunca conseguiu incomodar o último reduto dos canarinhos que, com naturalidade chegaram a novo golo numa transição ofensiva começada e terminada por Vieirinha, com um belíssimo golpe de cabeça, após assistência primorosa de Alexandre Cruz. Uma jogada para ver e rever.
Os canarinhos estavam confortáveis no jogo e apesar da vantagem não tiraram o pé do acelerador, somando várias oportunidades para marcar. Numa delas, Alexandre Cruz rematou cruzado a centímetros da barra.
Perto do final, o Marrazes ainda deu um ar da sua graça quando Renato Campos apareceu isolado, acabando por ser derrubado dentro da área por Mocheco. Na cobrança do castigo máximo, Nuno Joaquim minimizou os estragos (1-3), e deu algum alento aos homens da casa.
Nos últimos minutos, o Marrazes ainda tomou conta do jogo perante um GRAP já consciente que tinha os três pontos no bolso, mas foi mesmo o conjunto dos Pousos quem podia ter dilatado a vantagem numa transição em que Marcos Vareta, em excelente posição, atirou ao lado.
Arbitragem de bom nível de Tiago Pinto. |
SCL Marrazes 1
Tiago Gordalina, Tiaguinho (Diogo Carvalho, int.), Celso Vieira, Diogo José, Renato Campos, Diogo Gomes, Juninho, Élvis, João Marques (Luís Franco, 70′), Simão Coteiro (Bernardo Ramos, 55′) e Nuno Joaquim.
Não jogaram: Marcelo, Caio Souza, Bruno Morais, Zimas.
Treinador: Mário Artur.
GRAP 3
Mocheco, Fábio Pedro, Fábio Martins, Lomba, Vieirinha, Migas, Luisito, Alexandre Cruz, Pedro Domingues (Pedro Manso, 65′), Dany Marques (Gabriel Chaves, 77′) e Cédric (Marcos Vareta, 72′).
Não jogaram: Rui Pedro, Francisco Reis, André Amores, Bruno Cepeda.
Treinador: Marco Aurélio.
Campo Aldeia do Desporto, Marrazes, Leiria
Árbitro: Tiago Pinto.
Assistentes: Eduardo Gaspar e Gracindo Vieira.
Espectadores: 250. Ao intervalo: 0-1.
Golos: 0-1 Pedro Domingues (14′), 0-2 Dany Marques (50′), 0-3 Vieirinha (66′), 1-3 Nuno Joaquim (83′, p.).
Disciplina: Amarelo a Diogo José (35′), Pedro Domingues (52′), Mocheco (82′), Juninho (85′), Fábio Pedro (90+3′).
Texto: José Roque – Diário de Leiria
Foto: Mário Pinto