O Caldas deu um salto significativo na tabela classificativa ao vencer o CD Fátima por 1-2, e logo de ‘virada’ já que a formação da casa adiantou-se ce­do no marcador, mas a turma caldense conseguiu dar a volta ao texto, num resultado que se aceita já que os caldenses criaram as melhores oportunidades para finalizar.
O jogo começou praticamente com o Fátima a inaugurar o marcador numa jogada em que Bruno Alves tabelou com Midana e cruzou de forma perfeita para o cabeceamento certeiro, de cima para baixo, de Tiago Caeiro, colocando a formação grená em vantagem.
O Caldas tentou reagir e fê-lo quando Ricardo Isabelinha foi lançado em profundidade, mas Guilherme teve uma saída arrojada dos postes. Pouco depois foi João Tarzan a rematar rasteiro, com a bola a passar perto do poste.
Apostado a jogar mais em transição, o Fátima também criou perigo quando Tiago Melo cruzou para a cabeça de Tiago Caeiro, com Pedro Gaio a intrometer-se e a impedir que o avançado da casa bisasse.
A meio do primeiro tempo, voltou o Caldas a ‘carregar’, mas Hugo Neto e João Tarzan não estavam de pontaria afinada. Após as ameaças, o golo chegou mesmo, perto do intervalo, na sequência de um canto batido por Passos, com Luís Farinha a aproveitar um ressalto para fazer o empate.
Ainda antes do descanso, o Fátima ficou perto de se colocar de novo em vantagem, mas Militão tirou o pão da boca a Tiago Caeiro.
Na segunda parte começou melhor o Caldas, com João Tarzan a cabecear para uma grande defesa de Guilherme. Com o passar do tempo, o jogo manteve-se equilibrado, mas com o Caldas a mostrar sinal mais, e exemplo disso mesmo foi quando João Tarzan surgiu isolado, mas o guardião Guilherme foi gigante ao fazer a mancha.
Adivinhava-se o golo caldense e ele surgiu mesmo, quando João Tarzan deu a melhor sequência de cabeça a um cruzamento de Luís Farinha (72’).
Em desvantagem pela primeira vez, o Fátima pareceu sentir o golo sofrido, já que foi o Caldas quem criou perigo num remate muito forte de Pedro Gaio, com a bola a rasar o poste. Na resposta, o Fátima também ameaçou após cruzamento de Carlos Daniel, mas Pedro Gaio limpou o lance quando os homens da casa se preparavam para fazer estragos.
Já perto do minuto 90 foi novamente o Caldas a criar perigo quando Pedro Faustino, na cobrança de um livre, colocou a bola na cabeça de Militão que acertou na barra da baliza fatimenses.
Apesar da derrota caseira o CD Fátima continua na vice-liderança, mas desta feita viu vários adversários ‘colarem-se’ em termos pontuais.|

CD Fátima 1
Guilherme, Diogo Sousa, Rui Rodrigues, Igor Rocha (c), Tiago Melo, Midana Sambú, Bruno Alves, Leandro Andrade, Carlos Daniel (Vieirinha, 88’), Danny Esteves (Miguel Neves, 64’), Tiago Caeiro.
Não jogaram: Nuno Pereira, Siaka Bamba, Alex Fernandes, Afonso Reis e Fábio Gonçalves.
Treinador: José Petinga.

Caldas SC 2
Luís Paulo, Passos, Militão (c), Pedro Gaio, Luís Farinha, Paulo Inácio, André Simões, Pedro Faustino (Leandro Vilas Boas, 90+2’), Hugo Neto (Bruno Eduardo, 75’), Ricardo Isabelinha (Nuno Januário, 77’), João Tarzan.
Não jogaram: Rui Oliveira, Yordy, Ruca, André Santos.
Treinador: José Vala.

Estádio Papa Francisco, Fátima
Árbitro: João Marques (AF Setúbal).
Assistentes: Rui Nunes e José Frade.
Ao intervalo: 1-1.
Golos: 1-0 Tiago Caeiro (5’), 1-1 Luís Farinha (42’), 1-2 João Tarzan (72’).
Disciplina: João Tarzan (34’), Midana Sambú (88’).

Texto: José Roque – Diário de Leiria
Foto: Tiago Marques