A UD Leiria venceu de forma clara o SCL Marrazes por 1-3, num triunfo que permite à turma de Micael Pedrosa ascender à vice-liderança da Divisão de Honra. Se no jogo de há duas semanas, para a Taça, o Marrazes foi globalmente melhor, desta feita os unionistas não deram margem para surpresas e foram sempre a melhor equipa em campo.
A primeira parte foi muito equilibrada, com o perigo a estar sempre afastado de ambas as balizas. Cedo se percebeu que o jogo iria decidir-se nos detalhes e foi isso o que aconteceu perto do intervalo quando Manuel Vitorino acreditou até ao fim na jogada, roubou a bola a um adversário e serviu de bandeja Tiago Leonardo que, à boca da baliza, só teve de encostar para o fundo das redes, permitindo à UD Leiria ir para o intervalo me vantagem.
Se no primeiro tempo nenhuma das equipas justificava a vantagem, no segundo período a UD Leiria mostrou-se mais competente em todas as vertentes do jogo, acabando por dilatar a vantagem através de num livre batido para a área em que Rodrigo Silva, solto de marcação, encostou de cabeça para o 0-2.
A partir daqui o Marrazes tentou subir as suas linhas, mas a formação leiriense – muito organizada e eficaz a nível defensivo -, não deu quaisquer veleidades e, por outro lado, era mesmo a equipa que mais perigo criava através de transições rápidas.
Perto do apito final, a UD Leiria voltou a marcar numa bola bombeada para a frente de ataque por Rodrigo Silva, com Manuel Vitorino a acreditar na jogada e a dividir o lance com o guardião Tomás Sousa, com a bola a ficar à disposição do avançado unionista que atirou para a baliza deserta (0-3).
Dois minutos depois, o Marrazes marcou o seu golo de honra, com David Muchacho a executar um pontapé de bicicleta, obtendo um golo de belo efeito (1-3).
No período de compensação, a UD Leiria podia ter causado mais estragos no dérbi quando Tiago Leonardo isolou na perfeição Manuel Vitorino, mas o avançado unionista não foi feliz na finalização.
Arbitragem globalmente positiva do trio liderado por Bruno Lourenço.|

SCL Marrazes 1
Tiago Frias, Tomás Santos, João Caetano (Rodrigo Matias, 53′), Tomás Simão (c), Macrino Santos, Luís Sobreira, Tomás Amado (João Reis, 60′), André Fonseca, Miguel Rodrigues (Gonçalo Branco, 53′), David Muchacho, João Laranjo (Rodrigo Bento, 60′).
Não jogaram: João Vieira, Romeu Neca, Miguel Bernardes.
Treinador: Rodolfo Cabral.

UD Leiria ‘B’ 3
Tomás Lopes, Tomás Trezentos (Gonçalo Figueiredo, 56′), David Pires, Rodrigo Silva, Joel Carpinteiro, Alexandre Vieira, Manuel Marques, Gonçalo Girão (Pedro Santos, 72′), Tiago Leonardo, João Alves (Tiago Dinis, 72′), Manuel Vitorino.
Não jogaram: Diogo Silva, Mário Cabral, André Silva, Afonso Gabriel.
Treinador: Micael Pedrosa.

Campo Aldeia do Desporto, Marrazes
Árbitro: Bruno Lourenço. Assistentes: João Figueiredo e Beatriz Vilic.
Ao intervalo: 0-1. Espectadores: 250.
Golos: 0-1 Tiago Leonardo (34′), 0-2 Rodrigo Silva (50′), 0-3 Manuel Vitorino (76′), 1-3 David Muchacho (78′).
Disciplina: Amarelo a Tomás Simão (62’), Gonçalo Figueiredo (80+3′) e David Muchacho (80+3′).

Texto: José Roque – Diário de Leiria
Foto: André Lucas