No jogo da UD Leiria frente ao RD Águeda, no passado domingo, houve um jogador que impressionou a jogar na posição 10, atrás dos homens mais adiantados. Mostrou personalidade, fez a equipa jogar, soube segurar a bola e esperar pelo apoio dos companheiros, disputou todos os duelos individuais como se fosse o último. Em suma, foi um dos melhores em campo.
Podíamos estar a falar de um qualquer jogador categorizado, com vários anos de experiência na mais alta-roda do futebol, mas não. Falamos de Bryan Rosa, um ‘menino’ de apenas 17 anos, que apesar de ainda ser júnior de primeiro ano, estreou-se a titular entre os ‘grandes’ e não desiludiu. Antes pelo contrário.
Depois de nove anos ao serviço da UD Leiria – começou a jogar com nove anos -, Bryan Rosa está a viver o sonho de jogar pela equipa sénior, seguindo as pisadas de jogadores como Bruno Jordão, Pepo, Afonso Caetano, Benny ou Filipe Oliveira. Mas o jovem quer trilhar o seu próprio caminho e chegar a profissional. “Seria um sonho. Estou numa boa forma e sou muito esforçado, por isso acho que posso lá chegar”, admitiu Bryan Rosa.
Ao longo da sua ainda curta carreira, o jovem que nasceu na Irlanda do Norte mas que cedo ‘montou arraiais’ em Leiria já jogou em várias posições – desde lateral direito, a central e a trinco -, mas é na frente de ataque que se sente como pei­xe na água. “Sinto-me melhor a jogar a avançado ou, como agora aconteceu, na posição 10”, diz, definindo-se como um jogador “rápido” e “sem medo de ir à bola”.
“Não é uma questão física, mas sim de querer e garra. Dou tudo até arrebentar e sou mentalmente forte”, vincou o jovem jogador.
Bryan Rosa já tinha jogado alguns minutos diante do Oliveira do Hospital, mas foi di­ante do Águeda que jogou de início até ao minuto 95 quando foi rendido por um colega. Um jogo que o avançado vai guardar na memória para sempre. “Senti-me bem naquele estádio. Acreditei naquilo que tinha que fazer dentro de campo e os colegas ajudaram-me. Acho que correu bem” disse, admitindo algum nervosismo antes de entrar em campo: “Na noite anterior e durante o almoço havia algum nervosismo, mas no balneário o ‘mister’ tranquilizou-nos”.
Resta esperar agora o que o futuro reserva para o jovem atleta, que tem como referência os avançados Lewandovski (Bayern de Munique) e, principalmente, Sérgio Aguero (Manchester City). Contudo, Bryan Rosa tem uma outra referência que conheceu ‘dentro de portas’: Bruno Jordão, actualmente no Wolves (Inglaterra) e também ele formado na UD Leiria. “Cheguei a jogar com ele e vi muitos treinos dele, e era super talentoso”, rematou.

Treinadores falam em diamante por lapidar
No jogo do passado domin­go, Bryan Rosa era o jogador mais novo em cima do relvado. Para além de não se ter notado a sua juventude, o potencial que mostrou deixou ‘água na boca’ dos adeptos. Algo que não surpreende quem o conhece bem.
“Ao longo do processo de formação, o Bryan caracterizou-se por ser um miúdo alegre e extremamente educado, que revelou sempre empenho nas diferentes componentes do treino e momentos de competição. Destacava-se pela boa qualidade técnica, eficácia ao nível da finalização, agressividade e capacidade psicológica, factores que ainda hoje mantém e que, com as devidas oportunidades, podem possibilitar a merecida afirmação de um jovem talento”, contou Ricardo Fonseca, que treinou Bryan Rosa dos benjamins aos sub-13.
Também Mário Biscaia diz estarmos a falar de um “diamante por lapidar” e um jogador que “qualquer treinador quer ter na sua equipa”. “É dos miúdos mais polivalentes que passou pela formação da UD Leiria. Tem características que permitem que jogue em qualquer posição no campo”, sublinhou o seu primeiro treinador no futebol de 11, acrescentando ainda, que fora do campo, Bryan Rosa é “cinco estrelas”.
Em relação ao futuro, Mário Biscaia diz que o espírito combativo de Bryan o pode levar a sonhar num mundo altamente competitivo e nem sempre justo. “A qualquer momento pode explodir e chegar longe”, disse.
Já Ricardo Fonseca garante que o avançado tem todas as características físicas, técnicas e mentais para singrar no mundo do futebol. Contudo, deixa um alerta. “Como em qualquer jogador, é necessário que haja uma efectiva aposta do clube no seu talento e potencial para que possa confirmar tudo aquilo que se projecta para ele. Se isso acontecer, não tenho dúvidas que estaremos a falar de um jogador acima da média”.|

Vê aqui a Ficha Completa de Bryan Rosa

Texto: José Roque – Diário de Leiria
Foto: Luís Filipe Coito