A UD Leiria regressou às vitórias no nacional de Iniciados ao bater os eternos rivais da Académica por 4-2, num jogo em que a maior objectividade dos homens de José Horta acabou por ser premiada.
A UD Leiria entrou no jogo a todo o gás e surpreendeu a Académica com um golo madrugador. Em zona proibida, Guilherme Queda permitiu a intercepção de Dinis Silva que fugiu em velocidade e atirou a contar (1-0).
Em desvantagem no marcador, a Académica procurou suster pressão inicial do seu opositor e só a espaços levava o perigo ao último reduto leiriense. Assim, a meio da primeira parte Diogo Fernandes entrou na esquerda e teve o empate nos pés, mas Danilo Carreira evitou o pior.
Do outro lado, através de diversas incursões rápidas de Dinis Silva pela direita, era a UD Leiria quem criava mais oportunidades nesta fase do jogo. Assim, numa nova jogada pelo mesmo lado e pelo mesmo jogador, os leirienses aumentaram o resultado na sequência de uma combinação rápida com Ivan Monteiro à qual Francisco Ferreira encostou para o golo (2-0).
Na segunda parte, o ritmo de jogo baixou, mas a partida não perdeu qualidade. Bem pelo contrário. Jogou-se um futebol mais aberto e entrou-se num período muito rico táctica e tecnicamente. Nesta fase foi a Briosa quem assumiu as despesas do jogo e praticou um futebol mais rendilhado, com bonitas triangulações em toda a largura do campo, subindo as suas linhas e criando diversos lances de perigo. No entanto, a UD Leiria nunca tirou os olhos da baliza adversária e, letal, apostado no contra-ataque, chegou novamente ao golo: a bola foi centrada para a área, Diogo Freitas não conseguiu afastar e Miguel Gomes cabeceou para a baliza deserta (3-0).
Mesmo em desvantagem os pupilos de Carlos Miguel mantiveram os índices de confiança em alta e em cinco minutos fizeram dois golos. Primeiro João Mendes, na esquerda e dentro da área, chutou rasteiro para o canto oposto (3-1). Depois, através de um cruzamento da esquerda para o coração da área onde João Emídio, de cabeça, relançou a incerteza no resultado (3-2).
Com um final de jogo electrizante, a UD Leiria voltou a marcar através de Afonso Lima que encheu o pé e fora da área rubricou um golo de belo efeito com o qual fechou a contagem.
O árbitro do encontro fez um bom trabalho, sem qualquer interferência no resultado.|

UD Leiria 4
Danilo Carreira, Ivan (Afonso Lima, 63’), Lourenço Borges, Gonçalo Santos, Guilherme Franco, Rodrigo Marques (c), Martim Moreira (Hugo Almeida, 55’), Simão Carvalho, Miguel Gomes (André Martinez, 75’), Francisco Ferreira (Martim Ribeiro, 40’), Dinis Silva (André Dinis, 75’).
Não jogaram: Tiago Carvalho e Hugo Miguel.
Treinador: José Horta.

Académica 2
Diogo Freitas, Romeu (c), Guilherme Queda, José Campos, Tomás Lopes, Duarte Gil, Rodrigo ‘Tubarão’ (João Mendes, 55’), Guilherme Paredes (Guilherme Monteiro, 40’), Tiago Caetano (João Emídio, 40’), Gonçalo, Diogo Fernandes (Gonçalo Costa, 55’).
Não jogaram: João Fonte, Curvelo e Batalha.
Treinador: Carlos Miguel

Campo da Mata, Santa Eufémia
Árbitro: Quitério Almeida (AF Lisboa).
Assistentes: Bruno Veloso e Flávio Ramos.
Ao intervalo: 2-0. Espectadores: 150.
Golos: 1-0 Dinis Silva (6’), 2-0 Francisco Ferreira (25’), 3-0 Miguel Gomes (51’), 3-1 João Mendes (60’), 3-2 João Emídio (66’), 4-2 Afonso Lima (69’).
Disciplina: Nada a registar.

Texto e foto: Paulo Daniel – Diário de Leiria