Quando se fala em futebol de praia em Portugal, um dos primeiros locais que vêm à mente é a Nazaré, isto porque a vila piscatória é palco de alguns dos maiores eventos internacionais da modalidade, para além de ser a terra natal do melhor jogador do mundo: Jordan Santos. Assim, foi com naturalidade que o Grupo Desportivo ‘Os Nazarenos’ criou recentemente a secção de futebol de praia, com uma vertente competitiva ao nível do escalão de seniores e com uma vertente formativa ao nível dos escalões jovens.
“Este novo projecto alicerça-se nos pilares da formação e pretende dar resposta a uma aspiração dos nossos jovens atletas que há muito reclamavam a possibilidade de continuar a representar o clube onde recebem a sua formação entre Setembro e Junho, desta vez na variante de futebol de praia, durante o Verão”, referiu o clube nas redes sociais.
De salientar ainda que na Nazaré existem dois clubes que apostam no futebol de praia, a Biblioteca de Instrução e Recreio (BIR) e o ACD ‘O Sótão’ emblema que é uma referência da modalidade não só pelas conquistas desportivas, mas também pelos jogadores que ‘emprestou’ ao futebol de praia.
“Sentimos que é uma obrigação do clube abrir aos nossos atletas essa possibilidade, sem prejuízo da liberdade que sempre terão de optar por outras ofertas”, referiu ainda o clube nazareno que já apresentou a sua estrutura e equipa técnica: António Absalão (treinador), Vítor Varina (director), Rúben Freire (director) e Paulo Bernardo (treinador adjunto). Em relação a jogadores, o clube já adiantou sete nomes: Rui Hilário, Álvaro Murraças, Ricardo Pombinha, Henrique Piló, Vítor Pombinha, Alexandre Bem, João Murraças.
“O GD Nazarenos procurará traçar o seu próprio caminho, que se pretende frutuoso, no sentido de contribuir para prestigiar ainda mais o que de bom tem sido feito no futebol de praia na Nazaré, quer pela ACD Sótão, quer mais recentemente pela BIR”, rematou.|