O Portomosense recebeu e venceu o líder da Divisão de Honra pela margem mínima (1-0), numa partida bem disputada entre duas das melhores equipas da competição. A vitória do conjunto de Pedro Solá não sofre qualquer contestação, pois foi sempre a melhor equipa e a experiência dos seus jogadores ajudou a provar isso mesmo.
Desde cedo o conjunto da casa tentou mandar no jogo e ter mais posse de bola para assim explanar o seu futebol, mas já passava do quarto de hora quando surgiram as primeiras oportunidades de verdadeiro perigo. Primeiro, na sequência de um canto e servido por Rica, Afonso Feteira atirou forte, mas a bola esbarrou caprichosamente nos dois postes da baliza de David Santos antes de sair. Depois, Pedro Emanuel ganhou a profundidade à defesa contrária e tentou o chapéu que saiu curto e a bola morreu nas mãos do guardião visitante.
Só em cima da meia hora de jogo é que o Marinhense B rematou pela primeira vez à baliza de Aydhan, mas o remate de ressaca de Gabriel saiu sobre a barra.
A partida caminhava para o intervalo e o Portomosense continuava a ser a melhor equipa, demonstrando-o quer em jogo corrido quer através de bolas paradas, como aconteceu no seguimento de um canto em que Afonso Feteira devolveu a bola para dentro da área onde estava Rica que atirou forte para boa defesa de David Santos.
Já em tempo de compensação, uma jogada de contra-ataque quase resultou no primeiro golo dos ‘canarinhos’, mas Ruben Coelho preferiu o remate e a bola passou a rasar a trave.
No segundo tempo a toada de jogo manteve-se, no entanto pertenceu aos visitantes o primeiro lance de perigo com Serginho a atirar do meio da rua, fazendo a bola esbarrar com estrondo na barra da baliza do Portomosense.
Os homens de Pedro Solá responderam quase de imediato e Pedro Emanuel quase faturou por duas vezes, mas não foi feliz na finalização. Pouco depois, nova ameaça dos canarinhos quando Elton Cruz recuperou a bola perto da área adversária e serviu Rica que fletiu da esquerda para o meio e rematou para mais uma boa defesa de David Santos.
No minuto seguinte um canto superiormente cobrado por Romana resultou no único golo da partida, quando Elton Cruz, com uma cabeçada certeira, abriu o activo.
A cinco minutos dos 90, o Portomosense podia ter aumentado após um cruzamento milimétrico de Silvério para o mergulho de cabeça de Pedro Emanuel que resultou na defesa da tarde por parte de David Santos.
Quando à arbitragem, Eduardo Brites cometeu algumas falhas, mas não teve interferência no resultado final. |

AD Portomosense 1
Aydhan; Ilyas Alilou (Lico, 71’), Trinda-de, Zé Victor (Romana, 55’), Silvério; Elton Cruz (c), Rica, Igor Cambraia; Ruben Coelho (Rodrigo Rivas, 86’), Afonso Feteira, Pedro Emanuel.
Não jogaram: Diogo Soares, Filipe Santiago, Kiko.
Treinador: Pedro Solá.

AC Marinhense ‘B’ 0
David Santos; Vincent, Diogo Vieira, Zé Miguel (c), Óscar Barros; Vítor Duarte, Gabriel (Willian, 74’), Serginho (Castanheira, 68’); Tiago Ferreira, António (Lee, 82’), John Abraham.
Não jogaram: Jorge Oliveira, Filipe Almeida, Marcos Santos, Tiago Costa.
Treinador: Vítor Duarte.

Estádio Municipal de Porto de Mós
Árbitro: Eduardo Brites. Assistentes: Bruno Colaço e João Dias.
Ao intervalo: 0-0. Espectadores: 200.
Golos: 1-0 Elton Cruz (73’).
Disciplina: Amarelo a Óscar Barros (53’), David Santos (60’), Willian (75’), Alex Silvério (79’), Elton Cruz (81’), Ruben Coelho (86’), Rodrigo Rivas (90+3’), Tiago Ferreira (90+3’), Lico (90+6’).

Texto e foto: Pedro Sousa – Diário de Leiria