A UD Serra carimbou a passagem para as meias finais da taça distrital depois de uma vitória vincada com qualidade por 4-0 frente ao Arcuda. Ainda assim, o resultado foi demasiado penalizador para a equipa de Albergaria dos Doze que tudo fez para contrariar o adversário.
O Arcuda entrou melhor na partida, com mais posse de bola e impondo o ritmo de jogo ao longo da primeira meia hora. Por seu lado, a UD Serra surgiu muito bem organizado defensivamente e procurava desdobrar-se em contra-ataques.
O primeiro sinal de perigo foi dado pela equipa da casa quando Patrick Marques recebeu de Miguel Pereira e, na cara do guarda redes, espreitou o golo. Apesar do maior domínio do Arcuda, os serranos era mais objectivos e esclarecidos no ataque, pelo que criaram nova oportunidade quando Daniel Silva, dentro da área, não conseguiu direccionar o remate. Depois foi Eduardo Vieira que perdeu a bola em zona proibida, mas Rui Ferreira, depois de ter tirado o guarda-redes do seu caminho e com a baliza escancarada, falhou o alvo.
Superado o ímpeto inicial dos forasteiros, o golo surgiria em cima do intervalo. A bola foi metida nas costas da defesa adversária, com o guardião visitante a ter uma má abordagem já que a bola foi parar aos pés de Dino Martins que fez um chapéu longo para o 1-0.
No segundo tempo, o Arcuda voltou a entrar melhor. Subiu as suas linhas e jogou com alma e com orgulho na procura do empate. No entanto, os homens da Serra, mais bem posicionados para recuperar a bola em zonas altas, ganharam um penálti e ampliaram o resultado por Miguel Pereira.
Este golo ‘quebrou’ o Arcuda que, em dez minutos, sofreu mais dois golos: numa jogada típica de contra-ataque, Miguel Pereira driblou Eduardo Rodrigues, fugiu pela esquerda e assistiu Rui Ferreira que encostou para o 3-0. Já perto do fim, Miguel Pereira centrou rasteiro e o esférico sobrou para Diogo Gameiro que, na pequena área e à meia volta, fez o 4-0 final.
O trio de arbitragem podia ter feito melhor. Assinalou um penálti muito duvidoso e deixou mais razões de queixa ao Arcuda. |

UD Serra 4
Tiago André, Tony Batista, Nuno Reis, Mika Soares, João Silva; Dércio Ribeiro (c), Daniel Silva (Pedro Marcelino, 68’), Dino Martins; Miguel Pereira, Rui Ferreira (Diogo Gameiro, 78’) e Patrick Marques (Pedro Borda D’água, 77’).
Não jogaram: Wilson, Diogo Costa e Pedro Gordo.
Treinador: Carlos Gonçalves.

Arcuda 0
Gameiro, Paulo Rafael, Fábio Martins (Pedro Costa, 65’), Eduardo Vieira, Pedro Neves; Paulo Gameiro (c), Tiago Alves (Francisco Vitorino, 45’), Rodrigo Silva (Paulo Alexandre, 79’); Ricardo Rua, Rui Tavares e Paulo Silva.
Não jogaram: Bernardo, Vasco Coimbra, Renato Felizardo e João Martins
Treinador: Ricardo Ferraz.

Campo da Portela, Santa Catarina da Serra
Árbitro: José Agostinho. Assitentes: Miguel Pires e João Santos.
Ao intervalo: 1-0. Espectadores: 300.
Golos: 1-0 Dino Martins (44’); 2-0 Miguel Pereira (64’, p.), 3-0 Rui Ferreira (76’), 4-0 Diogo Gameiro (86’).
Disciplina: Amarelo a Dino Martins (51’), Eduardo Vieira (85’ e 89’). Vermelho por acumulação a Eduardo Vieira.

Texto e foto: Paulo Daniel – Diário de Leiria