O Carnide venceu no reduto do Almagreira por 1-3 e ascendeu à vice-liderança da 1.ª divisão distrital (série Norte). A vitória dos comandados de Paulo Borges não oferece contestação diante de um Almagreira que jogou 60 minutos reduzido a dez unidades e contou com uma exibição inspiradissíma do guarda-redes Luís. O experiente guardião efectuou mais de dez defesas no encontro, cotando-se como a grande figura da partida. Uma exibição memorável do guarda-redes da casa.
A primeira situação de perigo pertenceu aos visitantes, com Pierre a obrigar Luís a defesa atenta. Reagiram os visitantes, com Xavi a atirar ao lado da baliza. Depois, começou a entrar em acção o guarda-redes Luís ao efectuar duas grandes intervenções a remates de Pierre e Carlos Alexandre.
Ao minuto 30, Gonçalo cometeu falta sobre Carlos Alexandre à entrada da área e o árbitro Henrique Querido mostrou o cartão vermelho directo da jogador da casa. Assim, o Almagreira ficou reduzido a dez unidades, mas três minutos depois, após passe espectacular de Xavi a isolar João Miguel, este não se fez rogado e inaugurou o marcador para a Almagreira.
Em desvantagem, o Carnide procurava o empate, e Pierre teve hipótese de chegar ao golo, mas Luís correspondeu com mais uma bela intervenção. A fechar a primeira parte, Xavi esteve muito perto de fazer o 2-0 para os locais, mas Rafa, com uma grande intervenção, evitou o 2-0.
No segundo tempo o Carnide entrou a todo gás e teve três hipóteses para chegar ao golo, mas Luís voltou a impedir que a sua baliza fosse ‘violada’. Ainda assim, o Carnide conseguiu chegar ao empate através de um golo na própria baliza de Musta: cruzamento da direita por parte de João Sousa e Musta, ao tentar efectuar ao corte, acabou por introduzir a bola na sua própria baliza.
O golo galvanizou os visitantes, e Rafael, em duas situações, esteve muito perto de colocar os visitantes na frente do marcador, mas o guarda-redes local voltou a impedir o golo, com mais duas belas intervenções. Aos 81 minutos, um erro defensivo dos locais foi bem aproveitado por Carlos Alexandre que ofereceu o golo a Rafael, em que o avançado só teve de encostar. A ganhar e com mais uma unidade, o Carnide não tirou o pé do acelerador e continuou na procura do golo, algo que aconteceu ao minuto 90 por Carlos Alexandre.
Trabalho positivo do árbitro Henrique Querido.

ACDR Almagreira 1
Luís; Cláudio, Musta, Gonçalo e João Carvalho; João Filipe, David (Pato, 60′) e Madeira; João Miguel (Baleizão, 89′), Diogo e Xavi (Rodrigo, 72′).
Não jogaram: João Penedo.
Treinador: Eduardo Bernardo.

AC Carnide 3
Rafa; Mica (Rafael, int.), Sá, Mortágua e Steve; Peco (Fábio, 67′), Bruno Carpinteiro e Pierre; Rodrigo (João Sousa, int.), Carlos Alexandre e Leo.
Não jogaram: Toni e André.
Treinador: Paulo Borges.

Campo de jogos de Almagreira
Árbitro: Henrique Querido. Assistentes: Fábio Carvalho e David Lopes.
Ao intervalo: 1-0. Espectadores: 50.
Golos: 1-0 João Miguel (33′), 1-1 Musta (58′, p.b.), 1-2 Rafael (81′), 1-3 Carlos Alexandre (90′).
Disciplina: Amarelo para Xavi (45′), David (57′) e Peco (62′). Vermelho directo a Gonçalo (30′).

Texto: Cid Ramos – Diário de Leiria
Foto: Marco Pedrosa