A UD Leiria somou um importante ponto diante do líder destacado da competição ao empatar sem golos na tarde de ontem. Contudo, os leirienses viram os seus adversários directos na luta pela manutenção ganharem terreno, com a formação do Lis a estar agora a um ponto acima da linha de água.
Em relação ao jogo, a UD Leiria apresentou dois reforços ex-UD Madeira no onze inicial e outros tantos no banco de suplentes, pelo que a equipa mostrou-se sempre muito competitiva frente a um Praiense que mostrou ter mais argumentos individuais e colectivos, mas os açorianos esbarraram sempre numa equipa leiriense muito concentrada no que estava a fazer.
O Praiense começou o jogo a pressionar o seu adversário, encostando a UD Leiria às costas. Ainda assim, os açorianos usaram e abusaram dos cruzamentos para a área, sem grandes consequências perante uma defensiva leiriense que foi sacudindo o perigo. As únicos excepções à regra foram um remate de Sérgio Teles para grande defesa de Fábio Ferreira para canto e um lance em que Matheus Souza, em excelente posição, atirou a centímetros do poste quando tinha tudo para fazer o golo.
Com o passar do tempo, a UD Leiria conseguiu soltar-se das amarras e foi também ela subindo no terreno de jogo, ainda que de forma tímida. Assim, à passagem da meia hora de jogo, os leirienses estiveram perto do golo num livre directo de João Silva para defesa apertada de Tiago Maia. Pouco depois, os homens da casa chegaram mesmo ao golo, mas o árbitro considerou erradamente que Renato Alexandre estava em claro fora-de-jogo e anulou o golo que colocaria os leirienses me vantagem.
O nulo ao intervalo premiava a boa organização defensiva da UD Leiria, perante um Praiense perdulário e pouco intenso.
Na segunda parte, o Praiense voltou a entrar forte, a querer tomar conta da partida, e criou perigo num livre batido por João Peixoto em que a bola embateu num defesa da casa e quase ia traindo o guardião Fábio Ferreira.
Pouco depois, os açorianos voltaram a criar perigo quando Matheus Souza surgiu em excelente posição, mas preferiu fazer mais um drible quando tinha tudo para visar a baliza leiriense, permitindo à defesa da casa limpar o lance, com o técnico Francisco Agatão a mostrar-se muito agastado com a opção tomada pelo seu avançado.
Pouco depois, num lance que parecia controlado pela defensiva leiriense, Sérgio Teles aproveitou as facilidades concedidas para, quase sem ângulo, rematar ao poste da baliza leiriense. Nesta fase a UD Leiria era absolutamente inofensiva em termos atacantes, com o Praiense a aproveitar para acercar-se cada vez com mais perigo junto da baliza contrária.
Ainda assim, até ao apito final, a melhor oportunidade de golo pertenceu à UD Leiria. Contra a corrente do jogo, Alexandre Oliveira tirou da cartola uma jogada de génio, passando por dois adversários até ficar na cara de Tiago Maia, mas o guardião açoriano fez uma defesa extraordinária para canto, impedindo a sua equipa de sair de Leiria vergada a uma derrota.
O trio de arbitragem do Porto não esteve bem. Cometeu um erro grave ao anular erradamente o golo da UD Leiriae, além disso exagerou no critério disciplinar demasiado apertado.|

Texto: José Roque – Diário de Leiria
Foto: Luis Filipe Coito