Oito anos depois, o Sport Clube Escolar Bombarralense está de regresso ao principal escalão do futebol distrital.
Segundo o que o FDL conseguiu apurar, a Associação de Futebol de Leiria informou os clubes de que irá proceder a uma deliberação que irá permitir ao SCE Bombarralense subir de divisão, isto na sequência da subida de uma equipa da Divisão de Honra (GRAP) ao Campeonato de Portugal.
“Caso (…) não seja possível a realização de jogos e, em consequência, seja dado por cancelado o CD 1.ª Divisão de Futebol/Seniores Masculinos – 2019/2020 -, disputado em duas séries (A e B), com 13 e 12 clubes respectivamente, em momento anterior à qualificação dos clubes melhor classificados para disputar o CD Divisão de Honra – 2020/2021 – (…), sobe a esta divisão o clube que, de entre o primeiro classificado das duas séries à data em que a competição foi dada por cancelada e concluída, tiver o melhor coeficiente”, pode ler-se na deliberação dada a conhecer aos clubes.
Em relação aos critérios do melhor coeficiente, é tido em conta em primeiro lugar o maior coeficiente de pontos obtidos na prova/fase. Nesse sentido, o SCE Bombarralense, da série B, tinha 36 pontos em 15 jogos, enquanto o líder da série A, a AD Figueiró dos Vinhos, tinha 40 pontos, em 17 jogos. Isso quer dizer que a formação do Sul do distrito tem um coeficiente de 2,4 pontos por jogo, enquanto o Figueiró dos Vinhos tem um coeficiente de 2,3, pelo que é a formação liderada pelo técnico Gonçalo Carloto a festejar a subida.
“O disposto no número anterior produz efeitos imediatos, sendo aplicável à indicação, na época 2019/2020, do clube que sobe ao CD Divisão de Honra de Futebol/Seniores Masculinos”, pode ainda ler-se no documento a que o FDL teve acesso.