Depois de uma temporada atípica a todos os níveis, o Lusitano Chão de Couce tem sido uma das equipas mais interventivas no mercado. Novamente com David Caetano como director desportivo, e com Tiago Mendes como treinador, o Lusitano de Chão de Couce parece ambicionar a outros vôos para a próxima temporada. O FD Leiria procurou saber junto de David Caetano, o director desportivo, o que podemos esperar do clube para 2020-2021.

FD Leiria- A última temporada acabou por ter um fim algo atípico e de que ninguém contava. Apesar disso, que balanço fazes da última temporada?
DC – Sim é verdade, foi um final de temporada atípico e infelizmente para nós, estragou-nos um pouco a época, pois sem querer menosprezar os outros adversários, possivelmente a seguir à equipa da AD Figueiró dos Vinhos devemos ter sido uma das mais prejudicadas, pois estávamos em sexto lugar mas a apenas três pontos do segundo lugar (que nos daria o acesso a disputar a subida à Divisão de Honra com a equipa do segundo lugar da outra série) e ainda íamos receber todas as equipas que estavam à nossa frente em nossa casa, sendo que no nosso campo só tínhamos perdido com AD Figueiró dos Vinhos e empatado com o Recreio Pedroguense o que nos fazia sonhar em algo mais, mas esta é daquelas situações que ninguém contava e há coisas mais importantes que o futebol. Apesar de tudo o resto, penso que foi uma boa temporada até então.

FD Leiria – O Lusitano Chão de Couce tem sido uma das equipas mais activas no que concerne a reforços e à preparação da próxima temporada. Quais os objectivos para 2020-2021?
DC – Sim é verdade, após o desfecho inesperado da temporada devido à Pandemia que se instalou no nosso país, resolvi rapidamente reunir-me com o Mister Tiago para vermos as lacunas da equipa e em conjunto vermos a melhor forma de colmatar essas falhas.
Primeiramente, tivemos a preocupação de tentarmos renovar com todo o plantel, pois estes tinham vindo a fazer uma época muito boa. Assim foi, conseguimos renovar com 95% do plantel, perdendo apenas 4 jogadores, sendo eles o Nelson Bajedas, o Alexandre Rocha, o Rodrigo Pimenta e o Marco Borges. O Bajedas teve um convite para representar o clube do seu coração (CC Ansiao), o Rodrigo e o Alexandre também foram para o CC Ansião, com propostas também muito boas para as suas vidas, o que nos deixa felizes, pois é sinal que o Mister Tiago e a sua equipa técnica têm vindo a fazer um trabalho bom, levando as equipas da Divisão de Honra a olhar para os nossos jovens, e por fim o Marco com uma proposta para a Divisão de Honra Coimbra, ficando assim mais perto de casa. Aos quatro aproveito para lhes desejar os maiores sucessos desportivos e tudo de bom para a vida deles e deixar-lhes um Obrigado por todo o empenho e dedicação ao longo da época desportiva.
Quanto aos reforços tentamos ser objectivos nos lugares que verificamos que tínhamos algumas lacunas na época passada, pois possuíamos pouca altura no sector defensivo e tínhamos jogadores com alguma muita juventude, verificamos que precisávamos de mais experiência e altura e foi nesse sentido que contratamos o Bataglia e o Gonçalo, jogadores altos, experientes e possantes, ajudando assim também os jovens centrais como o Rafael Fradigano, Luís Rodrigues, João Roque e Amaral a ganharem mais experiência.
Depois devido à saída no meio da época do nosso defesa Esquerdo Carlitos, resolvemos também preencher essa lacuna, e essa posição posso informar desde já em primeira mão, que será um jovem com toda a sua formação feita no Clube de Condeixa e que na época passada jogou no Sporting do Ribeirense, o Bernardo Marques. Para colmatar asa saídas, contratamos ainda o Diogo Neves e Bernardo Ramos, um médio e um guarda redes também eles vindos da formação do Condeixa.
Por fim e para reforçar mais o nosso ataque decidimos contratar o jovem Luís Estudante, este já numa questão também bem mais pessoal, pois à já vários anos que tentava contratar este miúdo, sou bastante apreciador das suas qualidades futebolísticas e admiro muito a sua simplicidade e humildade, penso que para o plantel também foi muito importante, é um jogador que é bastante apreciado por todo o balneário e assim termos um ataque ainda mais forte juntando aos fantásticos jogadores que já temos como o Ferreira, Russo, Bruno Tavares e Almeida, conseguindo juntar a experiência e a irreverência dos miúdos.
Estamos também a contar que um dos nossos capitães, o Daniel Rodrigues recupere da lesão grave que o apoquenta, e do Bruno Oliveira, que estes recuperem e possam juntar-se a este plantel e dar mais força ao nosso meio campo onde já contamos com experiente jogador João Alves (jogador que adorei conhecer esta última época), o Alexandre Frota, o Pedro Gonçalves, Jorge Pedro e João Simões. Depois contamos com o nosso capitão e guarda redes Bruno Valente ( que estava a realizar uma época fantástica antes desta terminar), o Jovem Guarda Redes João Pedro ( jogador que vem já da formação e que já possui muitos anos de Clube), com o Lateral Diogo Mendes ( Diggs) e por fim esperamos conseguir convencer os “jovens” Alex e Pedro Cotas a fazerem mais uma época desportiva, pois o primeiro sentiu nos últimos jogos uma dor enorme no dedo do pé e já só conseguia jogar com o dedo bem ligado e o segundo porque diz que já quer descansar da vida desportiva activa, mas consideramos que para um jovem de 35 anos ainda é cedo para deixar os relvados.
Gostaria ainda de ressalvar e agradecer a compreensão de todos os jogadores contratados, pois devido à Pandemia, algumas ajudas financeiras para os clubes vão ser canceladas e até os nossos eventos que realizávamos ao longo do ano que nos dão algumas receitas para colmatar as despesas foram cancelados, então a amizade entre alguns jogadores ajudou muito a conseguirmos alguns dos reforços.
Quanto aos objectivos para esta época, vou ser muito directo e verdadeiro, gostava muito de este ano ser Campeão e por isso todo o meu esforço na preparação desta época, pois além de ser um objectivo do clube é um objectivo pessoal que já procuro alcançar à vários anos, pois nunca fui um jogador extraordinário e por isso nunca fui campeão em nenhuma equipa, sendo assim gostava muito de ser Campeão neste clube que amo e amarei para sempre de coração. Talvez este meu sentimento levasse a que alguns jogadores também aceitassem vir esta época representar o Lusitano Ginásio de Chão de Couce.
Para terminar e porque já estou a ser muito longo, mas porque é a primeira vez que dou uma entrevista publicamente, gostaria de deixar por aqui uma palavra de carinho e de agradecimento a um jogador do meu clube, pois penso que é um jogador que é pouco falado, mas que é um miúdo de uma humildade enorme e que também Ele ama este clube, é um jogador que fez toda a sua formação neste clube e nunca saiu daqui, é um dos mais novos do plantel a nível de idade, mas é o mais velho a nível de antiguidade, já vai com 17 anos de Clube, chegou à equipa principal e humildemente está à procura do seu espaço, tem jogado várias vezes e hoje é um dos capitães, falo do jovem central Luís Rodrigues. Por isso só me resta dizer Obrigado Luís e Boa Sorte. E um obrigado também ao mister Tiago, por tudo o que tem feito pelo clube, sendo sempre compreensivo com as dificuldades que por vezes aparecem e que com tranquilidade se vão resolvendo.