José Roque – Diário de Leiria
Foto: Luís Filipe Coito

A UD Leiria SAD vive momentos de grande incerteza e até de alguma “angústia”, isto porque as negociações para a aquisição daquela Sociedade Anónima Desportiva por parte de um grupo de investidores têm-se arrastado no tempo, sem que haja certezas e clarificação em relação ao futuro.
Recorde-se que um grupo de investidores tem estado em conversações com os responsáveis da UD Leiria SAD desde Fevereiro deste ano, no sentido de viabilizar a aquisição, num processo que tem tido como intermediários Júlio Mendes e Armando Marques, ex-dirigentes do Vitória SC (Guimarães).
Ao Diário de Leiria, no início do mês de Junho, Armando Marques confessou mesmo ter um “projecto ambicioso e de crescimento” para a UD Leiria SAD, admitindo na altura faltarem limar algumas arestas para a consumação do ‘casamento’ entre as partes.
Mais de um mês depois destas declarações, o cenário não se modificou, já que ainda não foi oficializada a aquisição da SAD, o que tem levantado algumas interrogações junto dos adeptos unionistas.
Apesar de a aquisição ainda estar em curso, o médico João André Silva, um dos sócios que liderou o processo junto dos potenciais investidores, confessa que os tempos actuais são angustiantes por ainda não haver uma luz ao fundo do túnel, e adianta mesmo não haver um plano B: “Se as negociações com os investidores não correrem bem será o fim da UD Leiria SAD. Não há outra solução porque a actual administração não tem dinheiro para dar continuidade ao projecto e não há alternativas”, disse.
Ainda assim, o médico mostra-se esperançado. “Aquilo que eu sei é que há um processo de regularização contabilístico que foi muito demorado. Acredito que a conclusão das negociações estará por dias, quem sabe ainda esta semana”, adiantou.
João André Silva acrescenta ainda que actualmente “não está por dentro do processo”, mas o que sabe é que se está “à espera que um ROC [Revisor Oficial de Contas] aprove a contabilidade e que dê luz verde para que se avance para uma assembleia que permita a compra da SAD”.
Além disso, o médico adianta que foi feita uma pré-inscrição junto da Federação Portuguesa de Futebol para a participação da UD Leiria SAD no Campeonato de Portugal na próxima época, mas sublinha que o futuro da equipa sénior ficará pendente de as negociações com os investidores chegarem a bom porto.
O Diário de Leiria tentou contactar Armando Marques, mas até ao final da edição não obteve qualquer resposta.

Clube mantém-se atento
Nuno Cardoso, presidente da UD Leiria (clube) – que detém uma participação de 40% na SAD -, instado a tecer algum comentário em relação ao actual momento, disse que apenas o irá fazer em “sede própria e aos sócios”, ou seja, na assembleia-geral do clube que vai ter lugar no próximo dia 24 de Julho.
Em relação à possibilidade de o clube poder vir a avançar com uma equipa sénior na distrital caso a SAD seja declarada insolvente, tendo em conta as dívidas que ascendem a 2 milhões de euros, Nuno Cardoso diz que para já esse cenário não se coloca. “Não é uma hipótese que esteja em cima da mesa, o que não quer dizer que os sócios não decidam de outra forma”, rematou.|