Na sua estreia na 1.ª divisão distrital, os jovens da UD Leiria foram derrotados pela margem mínima diante da Maceirinha, que fez jus ao triunfo, com o golo da vitória a ser digno do prémio Puskas.
Os visitantes entraram melhor e, logo nos minutos iniciais, criaram perigo num grande cruzamento de Bertolino ao segundo poste onde apareceu Nuno Botelho a cabecear para defesa difícil de João Costa. Minutos depois foi Nuno Costa a tentar a meia distância mas o remate saiu à figura do guardião leiriense.
Os visitados tinham dificuldades em equilibrar a partida e a Maceirinha continuava na mó de cima, mas, na resposta, através de um livre lateral, Francisco Ferreira cabeceou ao lado.
Não foi à primeira foi à segunda, com o mesmo Francisco Ferreira a finalizar a preceito excelente assistência de Ferrari pela direita, levando a UD Leiria B em vantagem para o intervalo, num resultado lisonjeiro para os unionistas.
No reatamento, os forasteiros continuavam com maior ascendente e Bertolino (o melhor em campo) tirou um excelente cruzamento para a área com Miguel Leal a não chegar ao esférico por milímetros.
O desafio passou por uma fase de equilíbrio, com muita disputa a meio-campo, até que ao minuto 65 Pedro Cruz cometeu falta sobre Miguel Leal para castigo máximo. Na conversão do penálti, Pedro Filipe restabeleceu a igualdade.
Motivados, os comandados de Nélio Silva cresceram no encontro e, após bela jogada de envolvimento, Diogo Pinto a surgiu na cara de João Costa que, com uma excelente intervenção, evitou o 1-2. O guardião da casa voltou a estar em destaque em mais duas ocasiões ao evitar o golo.
Depois de tantas ameaças, o golo surgiu mesmo quando Bertolino aplicou um pontapé a mais de 25 metros da baliza fazendo um golo de bandeira.
Estava reposta a justiça no marcador, mas a UD Leiria teve uma soberana oportunidade quando Leo, em excelente posição, rematou à figura quando podia ter feito bem melhor.
O trio de arbitragem foi a pior das três equipas, com uma actuação fraca a todos os níveis.|

UD Leiria ‘B’ 1
João Costa, Artur Silva, Rodrigo Pedrosa, Pedro Cruz (c), Tomás (Luís Gouveia, 23′), Alexandre Marto, Diogo Gonçalves (Rodrigo Silva, 23′), Zé Rodrigues (João Francisco, ao intervalo), Nuno Diniz (Francisco Felizardo, int.), Francisco Ferreira (Leo, 76′) e Ferrari.
Não jogaram: Gonçalo Fabião.
Treinador: Micael Pedrosa.

ACR Maceirinha 2
Tiago Amado, Renato Vala (Daniel Cardeira, 62′), Gonçalo Dias, Miguel Filipe (c), Bertolino, Rúben Carvalho (Vítor Pereira, int.), Pedro Filipe, Nuno Santos (Luís Pedro, 28′), Pedro Simeão (Miguel Leal, int.), Nuno Botelho (Diogo Pinto, 62′) e Bruno Ferreira. Não jogaram: Ricardo e Guilherme Duarte.
Treinador: Nélio Silva.

Campo da Mata, Santa Eufémia
Árbitro: Pedro Pereira. Assistentes: Rodrigo Pedro e Hugo Suzano.
Ao intervalo: 1-0.
Golo: 1-0 Francisco Ferreira (39′), 1-1 Pedro Filipe (66′, p.), 1-2 Bertolino (84′).
Disciplina: Amarelo a Bertolino (14′), Renato Vala (34′), Zé Rodrigues (34′) e Miguel Filipe (43′).

Texto: Fábio Osório – Diário de Leiria
Foto: André Lucas – UDL